Rompimento de rede
Prefeitura de Sapucaia do Sul assina decreto de calamidade em razão da falta de água na cidade
Corsan informa que 40 residências na localidade do Recanto da Amizade seguiam sem abastecimento por volta das 16h30min desta quinta
A prefeitura de Sapucaia do Sul assinou, na tarde desta quinta-feira (2), decreto de calamidade em razão da falta de água. O prefeito Volmir Rodrigues se reuniu com gerentes da Corsan para encontrar soluções para o problema que atinge a cidade desde o último sábado (28), quando houve rompimento de rede.
LEIA MAIS
Corsan garante normalização, e moradores de Sapucaia voltam a registrar água nas residências
Para minimizar o calorão, zoológico de Sapucaia do Sul distribui picolés aos animais
Com investimento de R$ 3,2 milhões, escolas municipais de Sapucaia do Sul terão novas mesas e cadeiras
O diretor de operações da companhia, Milton Inácio Cordeiro, informou em entrevista à Rádio Gaúcha que há previsão de início de nova obra na rede suplementar, "para dar segurança para o abastecimento".
— Vai ser uma obra estrutural. A antiga tubulação não vai ser desativada, nem parar de operar. É uma garantia — explica o diretor.
A poucos metros de onde é realizado o conserto da rede que rompeu, a dona de uma agropecuária, Maria Delci Dahl Corcini, 71 anos, continuava preocupada, apesar de a água ter voltado. A Avenida Mauá seguia bloqueada mesmo depois de o trabalho ter sido encerrado.
— Tô tendo prejuízos financeiros porque os clientes não vêm. Além disso, a água tá fraca, a qualquer momento pode parar de novo. Esses dias, abri a loja mesmo sem abastecimento porque ou busquei nos vizinhos que tinham caixa d'água ou tive de fazer 12 quilômetros até a área rural para buscar em bombonas — relata a mulher, que tem o estabelecimento no local há 32 anos.
A Corsan afirmou que, por volta das 16h30min desta quinta, 40 residências na localidade do Recanto da Amizade seguiam sem abastecimento. Conforme a companhia, a maior parte dos bairros que foram afetados voltaram a ter o serviço e casos pontuais água estão sendo atendidos pelas equipes.
Caminhões-pipa foram colocados à disposição da população. Um dos bairros em que o veículo passou nesta tarde foi o Horto Florestal, onde o segurança Luís Guimarães mora há 2 meses.
— É um alívio. Quatro dias ao menos sem água nem pra lavar a louça nem pra tomar banho. Tem de pegar um balde e ir se lavando — desabafa.
A orientação é que pessoas que sigam identificando o problema abram protocolo para que a situação seja verificada.
Confira na íntegra a nota da Corsan
Após a conclusão do conserto na rede, o sistema de abastecimento de água está em carga em Sapucaia do Sul. Nesta quinta-feira (2), a maior parte dos bairros que foram afetados estão abastecidos e há casos pontuais de desabastecimento, que estão sendo solucionados pelas equipes. A Corsan orienta que os clientes protocolem esses casos nos canais de relacionamento da Companhia _ app, site corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual) ou telefone 0800.646.6444 _, para que possam ser avaliados in loco. A Companhia deu início a um projeto de concepção de nova rede de uma linha reserva/extra que possa abastecer as comunidades afetadas.