Problema
Coleta é interrompida e lixo se acumula em ruas de Alvorada; prefeitura diz que vai contratar nova empresa para serviço
Moradores relatam que resíduos não são recolhidos desde a última semana e reclamam de mau cheiro
Parte das ruas de Alvorada, na Região Metropolitana, estão tomadas por lixo. A falta de coleta tem afetado moradores de alguns bairros do município.
No bairro Jardim Algarve, o mau cheiro toma conta das ruas. A reportagem de GZH esteve no local na manhã desta terça-feira (14) e constatou diversos pontos com lixos amontoados nas calçadas.
Ouvintes da Rádio Gaúcha alegam que, em alguns casos, o caminhão de lixo não passa desde quarta-feira (8). Na casa de Sarah de Faria, 73 anos, o lixo foi recolhido pela última vez na sexta (10). A idosa colocava para fora a segunda sacola da semana. O descarte do dia anterior permanecia na lixeira em frente à casa, esperando ser recolhido.
Leia mais
Em Alvorada, aposentado espera há quatro anos por consulta com especialista
Metade dos moradores não pagou o IPTU 2022 em cidade da Região Metropolitana
Iniciativa social leva futsal para gurizada do bairro Umbu, em Alvorada
— Tá sendo bem difícil porque é verão. Com o calor, aumenta o mau cheiro na rua. A coleta costuma ocorrer segunda, quarta e sexta. Semana passada veio só na sexta. Já nessa semana não veio ainda — reclama.
A prefeitura de Alvorada afirma que a falha na coleta ocorre desde a semana passada, mas porque a empresa responsável pelo serviço, a Eppo Cidades Inteligentes, rescindiu o contrato. Os motivos para o desligamento não foram divulgados. A reportagem tenta contato com a terceirizada.
O município afirma que tem trabalhado para retomar as atividades na quarta-feira (15). Uma nova empresa, de nome Coleturb, já teria sido escolhida. Os trâmites para contratação estão em andamento, segundo a prefeitura.