Notícias



Seu Problema É  Nosso

Esgoto segue causando transtornos no bairro Fátima, em Canoas

Moradores dizem que solução apresentada pela prefeitura em fevereiro não surtiu efeito

29/03/2023 - 19h52min

Atualizada em: 29/03/2023 - 19h53min


Janice dos Santos da Silva / Arquivo pessoal
Em episódios de chuva forte, residências são tomada pela água

Durou pouco a sensação de alívio dos moradores do trecho final da Rua Bartolomeu de Gusmão, após o cruzamento com a Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, no bairro Fátima, em Canoas. Isso porque, depois de uma forte chuva registrada no dia 20 de março, a via e as residências voltaram a ser invadidas pelo esgoto. 

O problema, que persiste há meses, foi mostrado pelo Diário Gaúcho no início de fevereiro. Na ocasião, a prefeitura da cidade tinha prometido enviar equipes ao local para trabalhar na solução. 

– Vieram aqui com um caminhão e fizeram uma limpeza. As primeiras chuvas, depois, foram fracas. Quando veio forte, encheu tudo de novo dentro do nosso pátio – conta a auxiliar administrativa Janice dos Santos da Silva, 54 anos. 

Mais transtornos 

Dono de um supermercado na Rua Bartolomeu de Gusmão, Alessandre Dória Quadros, 44 anos, voltou a apontar ao DG os problemas enfrentados pela invasão do esgoto. É que, quando a água sobe, após as chuvas, o acesso ao comércio dele fica inviabilizado. Em algumas ocasiões, a operação precisa até ser encerrada mais cedo. 

LEIA MAIS
Patinadoras querem competir no Paraguai
Concurso de texto e desenho em escolas de Canoas busca apoio para premiar talentos locais Imigrante pede apoio para buscar filhas na Venezuela

Ele reforça ainda que a ação citada por Janice, promovida pela prefeitura algumas semanas antes, não deu resultados: 

– Naquele dia (da chuva forte), meu irmão até marcou. Foram nove minutos de chuva forte, e alagou tudo. Não mudou nada. 

Alessandre revela ainda que demorou quase quatro horas para a água baixar. 

Obra é necessária

Tanto Janice quanto Alessandre relatam terem ouvido entre vizinhos que a prefeitura teria admitido a necessidade de uma obra maior. Só que eles dizem não saber quando ela será executada. 

– Eu cheguei a ligar para a Central do Cidadão. Me confirmaram uma limpeza e falaram de uma obra, mas não quiseram me dar previsão – relembra Janice. 

Enquanto isso, ela, que cuida da irmã mais velha, lamenta os prejuízos que segue tendo dentro de casa e o desconforto de viver com o esgoto invadindo o pátio em várias ocasiões: 

– Se precisamos sair, temos que enfiar os pés na água podre. Quando baixa, não conseguimos tirar o fedor de jeito nenhum. É horrível! Sem contar que estraga tudo.  

Prefeitura diz que não há previsão

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura de Canoas afirma que “a resolução da situação depende de um prolongamento da Rua Bartolomeu (de Gusmão), onde será feito um desvio da rede pluvial para 

este trecho”. Segundo o texto, o processo está em fase de documentação, e, enquanto isso, a Subprefeitura Distrital Sudoeste, responsável pelo local, está realizando limpezas periódicas na rede de esgotos. Por fim, o município diz que está trabalhando, mas não há previsão para que a situação seja resolvida.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias