Seu Problema É Nosso
Em Guaíba, grupo pede ajuda para expandir ações
Arrecadadores de Sorrisos atua há oito anos na cidade
Para aumentar o alcance de suas ações sociais, o grupo Arrecadadores de Sorrisos, que atua no bairro Nova Guaíba, em Guaíba, precisa de apoio. Segundo a empresária e idealizadora do projeto, Amanda Belini, 35 anos, são realizadas quatro atividades regulares ao longo do ano. Na Páscoa, no Dia das Crianças e no Natal, o trabalho é voltado para os pequenos, com a distribuição de presentes e recreação. Já na ação de inverno, as famílias inteiras são contempladas, com agasalhos, refeições e alimentos.
Além disso, outras ações foram incorporadas ao longo do tempo, diz Amanda:
– O grupo existe há oito anos e realizava apenas essas, pontuais. Só que, ao longo da pandemia, eu vi a necessidade de fazermos mais. Desde então, recebemos e distribuímos permanentemente alimentos e produtos de higiene.
Novo sentido
A atuação no Nova Guaíba tem uma explicação sentimental. Durante a infância, Amanda conheceu o bairro em uma ação social de sua escola. Anos depois, ficou viúva e junto aos dois filhos resolveu buscar um novo sentido para a família:
– Precisávamos redirecionar nossa vida, energia e lembranças. Era perto da Páscoa, e eu fui conversar com meus filhos sobre as minhas ideias. Meu menino, que tinha quatro anos, disse que as crianças da comunidade, que é muito carente, ficariam felizes em ganhar doces.
Depois da primeira ação, Amanda não parou mais. Oficialmente, ela é a única componente do Arrecadadores de Sorrisos. O grupo não tem outros integrantes fixos e recebe apoio da família dela, de amigos e de pessoas que são recrutadas pelas redes sociais.
– Ao todo, mais de 150 voluntários já vestiram a camisa (da iniciativa). Agora, por exemplo, para a campanha de inverno, vou postar que iniciamos e as pessoas começam a aparecer para colaborar – conta.
Planos para 2023
Mesmo sem uma equipe fixa de voluntários, a idealizadora conta que para 2023 há o plano de formalizar a iniciativa. A documentação, inclusive, já foi encaminhada para que o Arrecadadores de Sorrisos se torne oficialmente uma organização. Além disso, um espaço, na garagem de Amanda também está sendo preparado para se tornar a sede do grupo.
LEIA MAIS
Família faz campanha para pagar tratamento de menino com doença que causa infecções
Escola da zona sul da Capital segue com horário reduzido em turma de maternal
Quatro anos depois, avenida é pavimentada em Viamão
– Temos vários projetos que estão organizados, planejados, para levar mais apoio à comunidade. Neste ano, estamos trabalhando para manter o que já fazemos e tirar essas ideias do papel – adianta.
Como apoiar
/// Doações financeiras podem ser feitas pelo Pix (e-mail) amandabelini@gmail.com.
/// Informações sobre como colaborar de outras formas podem ser obtidas pelo telefone (51) 98045-7685.
Produção: Guilherme Jacques