Visita inusitada
FOTOS: jacaré aparece no Guaíba, no bairro Tristeza, em Porto Alegre
Animal foi visto em área próxima a condomínio; Batalhão Ambiental da BM analisa a situação
Um condomínio da zona sul de Porto Alegre recebeu um visitante inusitado no início da tarde desta quarta-feira (26). Um jacaré foi visto no Guaíba por uma moradora do bairro Tristeza, nos fundos das residências. O animal foi percebido, num primeiro momento, pela aposentada Denise Ferreira Ehlers, 59 anos.
— Chegamos a ver ele ontem (terça). Eu e minha filha vimos. Primeiro pensei que era um tronco, mas ele se moveu. Aí hoje resolvi vir aqui novamente, curiosa, e ele estava ali de novo — relata a moradora.
Segundo Denise, o animal permaneceu imerso. Outros moradores do bairro contam essa não é a primeira vez que jacarés são vistos nessa área.
Conforme a professora Laura Verrastro, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da UFRGS, trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Segundo a pesquisadora, que trabalha com répteis, esse tipo de animal vive em áreas alagadas e beira de rios.
— Geralmente, ele permanece em locais de vegetação na beira de rios, arroios e banhados. Tem hábitos noturnos e come peixes e caracóis — explica a pesquisadora.
A professora destaca que o animal não deve ser alimentado e que a orientação é acionar as autoridades sempre que um jacaré-de-papo-amarelo for encontrado.
— Ele pode morder caso sinta-se ameaçado. Não devem se aproximar nem mesmo tentar tocar no animal — orienta.
Os moradores informaram que tentaram acionar o Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), mas não tiveram retorno. A reportagem de GZH entrou em contato com o órgão, que informou estar verificando a situação.