Notícias



Perigo

Mais de 200 escorpiões amarelos já foram capturados ou visualizados desde o início do ano em Porto Alegre

Em ação realizada na noite de quarta-feira (5), 49 animais vivos foram recolhidos no Centro Histórico

06/04/2023 - 22h08min


Yasmin Luz
Yasmin Luz
Enviar E-mail
Camila Hermes / Agencia RBS
Ação noturna de captura dos animais

Mais de 200 escorpiões amarelos já foram capturados ou visualizados em 2023 em Porto Alegre. Desse total, 123 animais foram retidos em ações noturnas desde o início do ano, de acordo com a prefeitura.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 49 animais vivos foram capturados na operação realizada na noite de quarta-feira (5), no Centro Histórico. Durante o trabalho, foram abertas 33 caixas de telefonia e de luz. 

De acordo com a gerente da unidade de vigilância ambiental da SMS, Roxana Nishimura, o número de animais encontrados e coletados é considerado expressivo. Segundo a pasta, essa foi a maior captura de escorpiões em uma única ação.

Leia mais
Apenas em janeiro, foram capturados 60 escorpiões-amarelos em Porto Alegre

Os escorpiões amarelos estavam no entorno da Praça Dom Feliciano, na Rua Senhor dos Passos e em um trecho da Rua dos Andradas. Também foram capturados oito animais mortos e cinco foram visualizados, sem possibilidade de captura.

O serviço foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde, com apoio de profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Demae) para abertura das caixas.

Em 2023, foram notificados cinco acidentes (quando uma pessoa é picada) à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS): dois no Centro, dois no bairro Mário Quintana e um no bairro Anchieta.

O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é o tipo mais venenoso das Américas. Seu veneno é capaz de matar uma criança em poucas horas, se a vítima não receber atendimento adequado e rápido. Idosos e pessoas com comorbidades são mais vulneráveis ao veneno.

Fique atento: como se proteger

  • Locais onde habitam

Os escorpiões são mais comuns em locais como ralos, esgotos e caixas de gordura, encanamentos de luz e telefone, caixas com verduras, legumes e frutas, sapatos, cortinas, travesseiros, roupas de cama, toalhas e vestuário.

  • Medidas para afastá-los

Verifique calçados, roupas e toalhas antes de usá-los, limpe ralos de banheiro e cozinha e caixas de gordura, evite deixar berços encostados nas paredes e que lençóis toquem no chão, feche frestas nas paredes, móveis e rodapés, use telas nas aberturas de ralos, pias e tanques, mantenha os ambientes sem entulhos e limpos.

  • O que fazer se for picado

A picada do escorpião-amarelo causa dor intensa no local atingido, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, os sintomas incluem alterações cardíacas e tremores.

Para quem for picado, a orientação é lavar com água e sabão e se dirigir imediatamente para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é referência para observação do caso e aplicação do soro antiescorpiônico quando houver indicação para uso do imunobiológico.

  • O que fazer se visualizar um escorpião

Quem avistar o animal deve ligar para o telefone 156, da prefeitura. Será necessário informar o endereço do local da ocorrência, dar o seu nome e telefone para contato. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias