Receita do Leitor
Feijoada: conheça a receita do chef Alex
Preparo reúne vários tipos de carnes, mas pode ser adaptado para sair mais em conta
Hoje começa oficialmente o inverno. E, com o frio que o acompanha, uma boa pedida é aproveitar para fazer uma receita que aqueça dos pés à cabeça. Uma das opções é a feijoada. Para ensinar um preparo completo, o DG convidou o chef Alex Leote Fiuza, 44 anos, que trabalha no restaurante Ventanas, do Hotel Deville, no bairro Anchieta, em Porto Alegre.
– Principalmente no Sul, o pessoal não tem o hábito de comer feijoada no verão. Então, é mais para o inverno forte, mesmo. Ao meio-dia, num sábado ou domingo – indica.
A receita sugerida por ele leva diversos tipos de carnes, mas, na hora do preparo, fica a critério de quem está fazendo e do que couber no bolso. Ou seja, a lista pode ser mais enxuta.
O chef explica que uma alternativa é mesclar uma carne mais nobre com alguma mais em conta. Para quem quiser substituir o charque, é possível usar o coxão de fora e, no caso da costelinha e do lombo defumados, usar as opções frescas.
Para acompanhar, Alex dá como dicas arroz, couve, farofa, vinagrete, bisteca suína ou, ainda, aipim e batata-doce fritos ou cozidos.
Alex conta que é no dia a dia do restaurante que vai aprimorando a feijoada, prato já feito há mais de 15 anos no hotel, conta. Como resultado, os grãos e o caldo ficam com um aspecto brilhoso, e o sabor das carnes é bem presente, mas sem tirar o lugar do feijão.
MEU SEGREDINHO:
/// – É ter cuidado com o tempero e com o ponto das carnes, para não passar muito. Mas, principalmente, cuidar do tempero, porque a feijoada é meio traiçoeira: se a gente colocar sal demais, ela fica muito forte, muito salgada. Por isso também que se faz o dessalgue das carnes. É para a feijoada ficar bem suave, leve e agradável, para fazer uma boa digestão. Dá para colocar laranja, um pouquinho de cachaça também. A gente usa para dar uma diferenciada.
LEIA MAIS
Pasta e hambúrguer de ora-pro-nóbis: saiba o que são e como preparar as receitas do Fernando
Empreendedora na área culinária, campeã Marlei Willers ensina receita de pão integral
Croquete de churrasco: veja como reaproveitar a carne com a receita da Emanuela
INGREDIENTES:
✔ 500g de feijão
✔ 150g de charque dessalgado
✔ 100g de orelha suína
✔ 100g de pé suíno
✔ 100g de rabo suíno
✔ 100g de língua bovina ou suína
✔ 150g de linguiça calabresa
✔ 150g de linguiça paio
✔ 150g de costelinha defumada
✔ 100g de lombo defumado
✔ 1 laranja de umbigo
✔ 5 folhas de louro
✔ 1 cálice (cerca de 50ml) de cachaça (opcional)
✔ 100g de bacon
✔ 1 cabeça de alho
✔ 150g de cebola (1 unidade)
✔ 1 alho-poró
✔ 5g de sal
MODO DE PREPARO:
/// Dessalgue as carnes, como charque, orelha, pé, rabo e língua, em uma cuba com água. Comece um dia antes e troque a água várias vezes durante o período.
/// Para iniciar a feijoada, coloque o feijão em uma panela, junto das carnes e da laranja cortada ao meio
/// Cubra tudo com água e adicione o louro (se quiser, acrescente um cálice de cachaça).
/// Em outra panela, refogue o bacon, o alho, a cebola e o alho-poró. Após, bata-os no liquidificador e, então, adicione o preparo na panela de feijão.
/// Conforme as carnes forem ficando prontas, retire-as da panela e reserve. Atenção: fique de olho, pois algumas carnes ficam prontas antes das outras.
/// Corte as carnes em cubos ou rodelas (no caso da calabresa e do paio).
/// Espere o caldo do feijão engrossar e, então, coloque as carnes de volta ou deixe-as separadas, conforme seu gosto. Para finalizar, ajuste o sal.
/// Sirva com os acompanhamentos que preferir.
TEMPO DE PREPARO: 3 horas (mais o tempo de dessalga das carnes)
RENDIMENTO: 5 porções
PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta), Avenida Érico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.
Produção: Isadora Garcia