Seu Problema é Nosso
Inglês de graça para quem vive na zona norte de Porto Alegre
Atualmente, mais de 20 pessoas estão estudando a língua estrangeira na Casa do Hip Hop Rubem Berta, e as inscrições estão abertas de forma contínua
A Casa de Hip Hop Rubem Berta, localizada na zona norte de Porto Alegre, oferece curso de inglês gratuito para a comunidade. A iniciativa, realizada pelo Instituto Cultural Cohab É Só Rap, visa proporcionar uma introdução à língua estrangeira e disponibilizar materiais de apoio para que os alunos possam estudar individualmente em casa. As aulas têm duração de três meses, sempre às terças-feiras, às 19h, na Casa e sede do Instituto (Rua Wolfram Metzler, 197). Atualmente, mais de 20 pessoas estão estudando, e as inscrições estão abertas de forma contínua.
Leandro Seré, também conhecido como TiRY BFN, ex-presidente do Instituto e articulador do projeto, explica que a proposta é manter as inscrições abertas e formar novas turmas quando houver um número suficiente de interessados. Ele destaca que os inscritos remanescentes poderão participar da primeira edição do curso, caso haja desistências.
Experiências
A vontade de levar conhecimento para a comunidade foi o que motivou o instrutor de inglês Edson Carvalho, 53 anos, a topar o convite de Leandro para criar e desenvolver o projeto. Edson, que aprendeu a língua estrangeira durante seu curso de Letras na faculdade, decidiu compartilhar seu conhecimento com as comunidades de Porto Alegre. Ele já desenvolveu projetos similares na ONG Tribo do Leão, localizada na Vila Batista Flores, no bairro Mario Quintana.
–É gratificante ajudar e ensinar. Sou filho da comunidade e me vejo em algumas dessas pessoas. Penso que sou uma espécie de “amigo da vizinhança”, que oferece de forma gratuita o conhecimento para essa galera. Minha curiosidade em aprender e me desenvolver em um novo idioma é a mesma que eles têm para as aulas – analisa.
A estudante Júlia Hernandez Trindade, 12 anos, moradora da Cohab Rubem Berta, é uma das alunas. Frequentadora assídua da Casa de Hip Hop, especialmente quando há atrações culturais, Júlia se animou com a oportunidade de aprender inglês e garantiu sua matrícula.
– Estou gostando bastante de fazer o curso de inglês. Meus pais e meu irmão não tiveram essa oportunidade, mas sempre comentaram sobre a importância de aprender essa língua. Acredito que o curso vai ser muito bom para o meu futuro, algo positivo na minha vida – pontua.
O espaço
A Casa de Hip Hop Rubem Berta funciona desde 2017, levando cultura e lazer para a comunidade local e para os amantes de hip hop da Capital. O espaço também abriga o Festival Cohab É Só Rap, considerado um dos maiores eventos do gênero no Rio Grande do Sul. A programação inclui shows de artistas nacionais, oficinas de rap e grafite, além de apresentações de grupos locais.
Na sexta-feira passada, seu funcionamento foi regularizado, com a assinatura do Termo de Permissão de Uso (TPU) pela prefeitura. Essa formalização assegura a continuidade das ações sociais promovidas pelo Instituto Cultural Cohab É Só Rap no local.
LEIA MAIS
Em Portão, família pede ajuda para adquirir cadeira de rodas
Mais de 1,3 mil projetos ganham kits esportivos por meio de edital da Cufa e do governo do Estado
Atleta da Capital pede apoio para participar de campeonato
A comunidade celebra essa conquista, especialmente nesse ano, em que o movimento Hip Hop completa 50 anos. Leandro destaca que a formalização permitirá a realização de mais atividades sociais, educativas e culturais, como oficinas, cursos e palestras.
Durante a pandemia, a Casa garantiu assistência social com doação de alimentos e dois caminhões de gás de cozinha para mães das periferias de Porto Alegre.O espaço também promove festas para a comunidade em datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e das Crianças.
– Ficamos anos atuando de forma independente, mas agora, com a formalização de uso do imóvel, poderemos fazer mais ações sociais, como oferta de oficinas e cursos de dança, poesia, grafite e rap.
Como participar
/// Inscrições estão sendo recebidas pelo Instagram @casadohiphoprubemberta e pelo e-mail casadohiphoprubemberta@gmail.com.
/// Mais informações pelo WhatsApp (51) 99178-6002, com Leandro.
Produção: Júlia Ozorio