Um total de 452,4mm
Outono em Porto Alegre teve maior acumulado de chuva da estação desde 2019
Somente na última sexta-feira (16), quando um ciclone extratropical passou pelo RS, foram 141,7mm de precipitação na Capital
O outono de 2023 foi o mais chuvoso dos últimos quatro anos em Porto Alegre, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No total, foram 452,4mm — acumulado 36,9% acima da média para o período, que é de 330,5mm.
Esses 452,4mm representam o maior volume de chuva da estação na capital gaúcha desde o outono de 2019, quando foram 505,5mm de água.
Somente na última sexta-feira (16), quando um ciclone extratropical passou pelo Rio Grande do Sul, choveu 141,7mm em Porto Alegre. O acumulado foi o maior em 24 horas da história do mês de junho, ainda de acordo com o Inmet, que faz o monitoramento desde 1916.
A passagem do ciclone deixou 16 mortos e milhares de desabrigados no Estado. Ao menos 44 municípios gaúchos decretaram situação de emergência em razão dos estragos causados pelo fenômeno, segundo o prefeito de Campo Bom e presidente da Federação das Associações Municipais do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi.
Os meses de inverno também serão de chuva acima da média em todo o Estado, devido à influência do El Niño. Os efeitos do fenômeno devem se intensificar ainda mais em setembro, fazendo com que o mês seja bastante chuvoso. Em algumas cidades, os níveis de precipitação podem chegar a 180 milímetros.
Entre agosto e setembro, há risco de temporais e chuvas volumosas em diferentes municípios gaúchos.