Notícias



Eu Sou do Samba

Projeto Mini Divas inicia oficinas para o Carnaval 2024

Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras

30/06/2023 - 08h00min

Atualizada em: 30/06/2023 - 08h00min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação
Última edição do Mini Divas teve mais de 60 crianças

Que as crianças são o futuro, disso não há dúvidas. É pensando nelas, e na responsabilidade de formar uma geração com samba no pé e conhecimento na cabeça, que o Mini Divas inicia neste sábado (1º), às 16h, na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina (Estrada Martim Félix Berta, 38), os trabalhos para Carnaval de 2024. 

O projeto procura desenvolver habilidades musicais, técnicas de dança, expressão corporal, bem como o aprendizado histórico.

Leia mais
Corte da Diversidade de Porto Alegre reforça a luta por espaços cada vez mais inclusivos no Carnaval
Viviane Rodrigues assume como vice-presidente da Estado Maior da Restinga

— Neste primeiro sábado de oficinas, contaremos com aulas da Ilana Xavier e também do Luis Dinho, dois ilustres talentos da cidade. Nossos encontros vão ocorrer sempre uma vez por mês, na quadra das escolas pelas quais vamos desfilar — faz o convite Raquel Nunes.

Foi ela a idealizadora do projeto, lá em 2018, quando a prefeitura de Porto Alegre abriu um edital visando encontrar novos sambistas e profissionais do Carnaval. A primeira turma tinha apenas seis alunos. Em pouco tempo, virou uma ala, e, ao longo dos anos, acabou se tornando também um espaço de descobertas no qual as crianças são incentivadas a ganhar confiança em si mesmas. Mais de 60 alunos fizeram parte da última edição. 

André Ávila / Agencia RBS
Desfile no Porto Seco: o momento tão aguardado

“Acreditamos que o Carnaval é muito mais do que um espetáculo festivo. É uma manifestação cultural rica em história, tradição e identidade, capaz de unir pessoas e transformar vidas”, diz o texto de apresentação enviado a parceiros e colaboradores da iniciativa.

Podem participar meninos e meninas de cinco a 16 anos. Vale destacar que as oficinas são gratuitas! Para tirar dúvidas, acesse o Instagram @minidivasz ou entre em contato com (51) 99191-4122 ou (51) 98223-2671.

Lei Paulo Gustavo em pauta

Entidades carnavalescas e ativistas culturais se reuniram com a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (27), para debater a aplicação dos valores vindos da Lei Paulo Gustavo (que prevê repasses a Estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais do setor cultural). A pauta foi uma sugestão do vereador Jonas Reis (PT). O recurso destinado à Capital gaúcha é de R$ 11 milhões e vai contemplar, também, o Carnaval.

Kelly Ramos, presidente da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa), esteve no encontro e compartilhou com a coluna suas percepções.

Ederson Nunes / CMPA,Divulgação
Reunião com a Cece ocorreu na terça-feira

Qual foi o destaque da reunião?
Um dos pontos mais relevantes que os debates da Lei Paulo Gustavo estão nos proporcionando é poder mostrar a importância do Carnaval para os demais segmentos culturais (literário, teatral, musical, entre outros) da cidade. Pela primeira vez, a gente está conseguindo apresentar nossos anseios de uma forma que todo mundo consegue entender. O Carnaval é a arte mais completa, pois engloba todos os segmentos dentro de um só. No entanto, por muitas vezes, a gente não era tão reconhecido (no momento da distribuição de verbas).

O que esperar daqui pra frente?
O resgate da valorização que a gente tinha antes de 2017. Fomos totalmente esquecidos, colocados na UTI. Mas, principalmente, que a gente seja reconhecido pelo governo do nosso atual prefeito, Sebastião Melo, que vem nos abrindo portas, nos escutando, nos acolhendo. Mas a gente ainda precisa de uma grande segurança pro segmento do Carnaval. Isso é um legado que o prefeito pode deixar e que, com certeza, será lembrado por todos. Queremos a conclusão do sambódromo e estar dentro da lei orçamentária anual. Queremos continuar garantindo o pão na mesa das diversas pessoas que trabalham para nós, as costureiras, os sapateiros, os marceneiros, os serralheiros...

Leia mais
Solidariedade no barracão da Fidalgos e Aristocratas
No retorno da coluna "Eu Sou do Samba", Neguinho da Beija-Flor fala da emoção de ser homenageado pela Vila Isabel, de Viamão, no Carnaval de 2024

Troca de horário

A Acadêmicos de Gravataí e a Bambas da Orgia optaram por trocar entre si os horários dos desfiles de 2024. Sendo assim… a Acadêmicos de Gravataí desfilará na sexta-feira, à 1h10min. Já a Bambas da Orgia cruzará a passarela do Porto Seco, também na sexta, às 4h40min. Veja como ficou a ordem do dia 23 de fevereiro:

Sexta-feira (23 de fevereiro)

SÉRIE OURO

/// 00h — Copacabana
/// 1h10min — Acadêmicos de Gravataí
/// 2h20min — Imperatriz Dona Leopoldina
/// 3h30min — Fidalgos e Aristocratas
/// 4h40min — Bambas da Orgia

Agenda das escolas

Estado Maior da Restinga
A Estado Maior da Restinga promove neste sábado (1º), a partir das 16h, na quadra da escola (estrada João Antônio da Silveira, 2.355), o Arraiá do Cisne. O evento terá apresentação do grupo show, comidinhas típicas e brincadeiras. A entrada é franca.

Realeza
A Realeza convida para dois eventos. Será realizado nesta sexta-feira (30), às 19h, no Quebra Galho (rua Carlos de Laet, 480), o aniversário da velha guarda da escola. Importante: levar um prato de salgado ou doce. Já no sábado (1º), a partir das 12h, ocorre a festa junina na Praça Arquiteto Demétrio Ribeiro (em frente à rua Carlos de Laet).

Unidos da Vila Mapa
A Unidos da Vila Mapa apresenta, neste domingo (2), seu tema enredo para o Carnaval de 2024 e promove uma homenagem a Rejane Conceição, que completa 15 anos como porta-estandarte da toca do escorpião. O evento ocorre a partir das 19h, na quadra da escola (rua Coronel Jaime Rolemberg de Lima, 83), com entrada gratuita.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias