Eu Sou do Samba
Viviane Rodrigues assume como vice-presidente da Estado Maior da Restinga
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras
O ano de 2023 tem reservado fortes emoções para Viviane Rodrigues, 47 anos. Destaque do Carnaval de Porto Alegre há três décadas, Vivi se despediu do posto de madrinha de bateria da atual campeã da série Ouro, Estado Maior da Restinga, em março. Agora, ela assume mais uma importante função dentro da escola: a de vice-presidente.
— Primeiramente, sou apaixonada pela minha escola de samba. Ser a primeira mulher vice-presidente da Restinga é um sonho que está se realizando, aceitei o convite sem pestanejar. Entendo que só a paixão não move uma agremiação, envolve comprometimento, habilidades e gestão. Estou confiante e pronta para os novos desafios. A nossa atual diretoria é composta por mulheres e homens com amplo entendimento sobre o nosso segmento do Carnaval e escola de samba. Estamos trabalhando fortemente com os projetos sociais dentro da escola, queremos ver a quadra cheia durante os dias da semana com oficinas, cursos e atividades diversas para a comunidade e simpatizantes da Estado Maior da Restinga — diz.
Leia mais
Definidas datas e ordem dos desfiles do Carnaval 2024 de Porto Alegre
Eterna Rosalina Conceição
Empresária no ramo comercial, Vivi também foi conselheira da escola. A chegada ao cargo de vice-presidente condiz com a opção da escola por formar sua linha de frente com a mesma quantidade de homens e mulheres. É o que destaca o presidente Aldo Luis Rabelo Carlos:
— Este ano, falamos de uma mulher que inspirou nossa comunidade (o enredo foi sobre Anastácia, escrava que se tornou símbolo da luta contra o preconceito racial), e percebi a força das mulheres como um todo. Nossa eterna madrinha brilhou por muitos anos junto a nossa bateria, sei do seu amor pelo nosso pavilhão. Nada mais certo do que ter este ícone como minha vice-presidente. Além dela, temos a Karen Santos e a Beatriz Goulart que fazem parte da minha chapa. Tenho certeza de que com elas ao meu lado faremos a diferença. Além delas, tenho o Rominho (Rômulo Silveira), que hoje é nosso braço direito na quadra e barracão, e o Edison (Moura), que é uma pessoa em quem confio e que novamente está conosco neste mandato.
Eu Sou do Samba deseja boa sorte na jornada, Vivi!
Em tempo: está definido o enredo de 2024 da agremiação. A verde, vermelho e branco defenderá o tema Crianças — Que Todas Sejam Amadas, Respeitadas e Protegidas Diz o Estado Maior da Restinga.
Venda de terreno
Durante o sorteio da ordem dos desfiles do Carnaval 2024, realizado na quarta-feira (14) no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, falou sobre notícias da venda do terreno próximo ao estádio Beira-Rio. A área, na avenida Padre Cacique, abriga as quadras da Praiana, da Imperadores do Samba e da Banda Saldanha.
— Não farei nenhuma negociação no entorno do Beira-Rio que não passe pelas escolas — garantiu Sebastião Melo, se direcionando aos representantes das agremiações.
Carnaval descentralizado
Também foi definida, na quarta-feira, a ordem dos desfiles do Carnaval descentralizado (ainda sem data e local), com as escolas de samba que pertenciam ao antigo grupo Bronze. O evento é privado e não oficial.
A presidente da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa), Kelly Ramos, fez questão de pontuar a importância do Carnaval descentralizado:
— Como a nossa missão é fomentar as escolas de samba, a gente não pode permitir que cinco escolas de samba de Porto Alegre simplesmente morram. É isso que a Uecgapa está propondo, que estamos tratando junto ao poder público, pleiteando verba e estrutura.
Ordem dos desfiles:
/// Filhos da Candinha
/// Império dos Herdeiros
/// Acadêmicos da Orgia
/// Mocidade da Lomba do Pinheiro
/// Imortais Tricolores
Leia mais
Solidariedade no barracão da Fidalgos e Aristocratas
No retorno da coluna "Eu Sou do Samba", Neguinho da Beija-Flor fala da emoção de ser homenageado pela Vila Isabel, de Viamão, no Carnaval de 2024
Cronograma diferente
Além dos eventos tradicionais do pré-Carnaval (como a escolha da Corte, o festival de sambas-enredo e a Descida da Borges), algumas novidades foram anunciadas para os próximos meses. Nos dias 21 e 22 de julho, será realizado na Câmara de Vereadores um seminário sobre o Carnaval de Porto Alegre. Para o dia 7 de outubro, está programado o lançamento comercial das frisas e camarotes. Em 20 e 21 de fevereiro, ocorre o teste técnico da passarela do Complexo Cultural do Porto Seco, momento no qual serão experimentadas estruturas como luzes e som.
Vale ressaltar que as datas ainda podem ser alteradas. Mais detalhes sobre cada um dos eventos serão anunciados em breve.
Eles estão de volta
A Protegidos da Princesa Isabel anunciou a volta de Leandro Chuca e Simone Ribeiro ao cargo de primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira em 2024. Eles receberam o troféu Estandarte de Ouro pela escola em 2011.
Convocação para eleição da Uecgapa
A União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa) convoca seus associados para eleição da nova diretoria. O período de inscrição das chapas ocorre até o dia 30, pelo e-mail uecgapaoficial@gmail.com. A homologação das chapas será em 2 de julho, e a eleição e posse, em 15 de julho.