Receita do Leitor
Caldos e sopas: conheça benefícios e sugestões de preparo
Nutricionista de Porto Alegre ensina a fazer uma canja cremosa, com base de mandioquinha
Para a nutricionista Renata Dutra de Oliveira, 36 anos, os melhores preparos são aqueles mais simples. Ou, como ela mesmo define, “que não exigem ir a uma loja em específico para encontrar ingredientes”. Foi dentro dessa lógica que ela chegou ao caldo que compartilha com os leitores do DG:
– Estava folheando um livro de receitas e achei essa canja com mandioquinha. Só que ia creme de leite. Então, ao fazer pela primeira vez, vi que não era necessário – conta a moradora do bairro Floresta, na Capital.
Benefícios
Renata diz que só a mandioquinha já é suficiente para deixar a sopa cremosa. Além disso, contém vitaminas e minerais, tornando a opção mais saudável.
– Tem a proteína da carne (de frango), o carboidrato do arroz e pode ter mais vitaminas se a pessoa quiser incrementar – explica.
A nutricionista também acredita que é possível trocar a mandioquinha por aipim e obter sabor e textura semelhantes.
LEIA MAIS
Massa cremosa: conheça o preparo da leitora Franciele
Aprenda a fazer a polenta recheada da Neni
Feijoada: conheça a receita do chef Alex
Hidratação durante o inverno
Nos dias frios ou diante de uma gripe, nada melhor do que uma sopa para esquentar. Esse é um dos benefícios desse tipo de prato: aquecer o corpo em dias gelados.
Nem a canja nem as sopas possuem especificamente um poder terapêutico diante das doenças de inverno. Mas servem a outros propósitos. Tanto Renata quanto a nutricionista e professora da Unisinos Angélica Weber Menzel destacam que os caldos são importantes para hidratar o corpo.
– No inverno, ingerimos menos água. É uma época em que não suamos, mas perdemos muito líquido pela respiração, sem perceber, e desidratamos. Então, a sopa hidrata e, dependendo do preparo, pode repor vitaminas e sais minerais – aponta Angélica.
Base
Para obter um preparo que valorize os nutrientes, Angélica sugere pensar em um caldo bem elaborado. Usar as cascas e talos pode ser uma boa opção. Ter diversidade de vegetais é outra – um bom indicativo da variedade é ter ingredientes de várias cores. A combinação e a quantidade deles, porém, fica a critério de quem for cozinhar. A seguir, Angélica sugere uma alternativa simples e nutritiva:
/// Ao cozinhar frango para outras receitas, separe o caldo.
/// Nele, coloque cinco folhas de sálvia, 800g de moranga cabotiá e três fatias de gengibre.
/// Cozinhe até a moranga ficar macia.
/// Bata no liquidificador até ficar um creme. Por fim, tempere com sal e cebolinha verde picada.
A CANJA CREMOSA
Ingredientes
✔ 1 quilo de mandioquinha descascada e picada
✔ 200g de peito de frango cozido e desfiado
✔ 2 xícaras (chá) de arroz cozido
✔ 1/2 cebola picada
✔ 2 dentes de alho picados
✔ Sal, pimenta-do-reino, tempero verde e azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
/// Em uma panela, coloque 1 litro de água, a mandioquinha e cozinhe até que fique bem macia.
/// Aguarde esfriar e bata-as no liquidificador juntamente com a água do cozimento. Reserve.
/// Na panela, aqueça o azeite de oliva e frite a cebola até que fique transparente. Adicione o alho picado e refogue. Por fim, junte o frango cozido.
/// Adicione o creme de mandioquinha, o arroz cozido, o sal, a pimenta e deixe ferver, misturando bem. Salpique tempero verde e sirva.
/// Sirva na sequência.
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 a 6 porções
Saiba como enviar sua receita
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta), Avenida Érico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.
Produção: Guilherme Jacques