Seu Problema É Nosso
Inclusão digital ajuda a mudar vidas na Capital
Jovens participam de projeto que recupera equipamentos eletrônicos e se qualificam para o mercado de trabalho
Amanhã, o Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo (NCC) realizará a nona formatura do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), programa do governo federal que oferece cursos de montagem e manutenção de computadores e de informática nos níveis básico e intermediário. Com a cerimônia, a iniciativa atinge a marca de 746 pessoas beneficiadas pela formação gratuita.
Além de oferecer profissionalização, o programa reaproveita peças eletroeletrônicas usadas e promove o descarte correto dos equipamentos sem condições de uso. Os CRCs fazem parte do Programa Computadores para Inclusão, executado pelo Ministério das Comunicações, e a filial do NCC é um dos 17 existentes em todo o Brasil.
Oportunidade
Localizado no bairro Belém Novo, no extremo sul da Capital, o CRC NCC é uma opção para pessoas que não têm condições financeiras de se qualificar, mas buscam inserção no mercado de trabalho. Para Carlos Augusto Medina, 60 anos, gestor administrativo do Núcleo, o projeto “aumenta a autoestima” dos jovens da região:
– Eles vêm sem perspectiva e se motivam. Depois que fazem o primeiro curso, que é o básico, querem fazer o próximo. Ficam com vontade de aprender, de progredir – conta.
Isaque Paiva, 17 anos, é um dos alunos que vai receber o certificado do curso na próxima formatura. Desde janeiro estudando no Centro, ele já concluiu os dois níveis do curso de informática e foi convidado para trabalhar como voluntário, fazendo o recondicionamento dos computadores que são doados para o programa.
– Vale muito a pena, tem um leque amplo de possibilidades. É um lugar muito bom para quem tem interesse em informática começar na área – afirma.
Medina, como costuma ser chamado o gestor da instituição, complementa que um desejo seu é ver um professor se formar a partir dos alunos do CRC.
Leia mais
Menino precisa de ajuda para realizar tratamento na Itália
Jovem com AME busca ajuda para adquirir equipamentos em Camaquã
Na Capital, projeto que ensina futebol busca uniformes
A participação dos jovens nas atividades educativas do Centro engloba toda a família dos alunos. Medina lembra da emoção das formaturas:
– Não somos nós que entregamos o diploma, envolve parentes. Na última cerimônia, tivemos 345 pessoas às três (horas) da tarde de um dia de semana. Aí, eles sentem que têm valor.
Conserto e doação
Desde 2022, com a instituição da lei 14479, o projeto aproveita-se da Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos para a obtenção de matéria-prima. A legislação prevê a doação do maquinário de informática de órgãos da administração pública que não esteja sendo aproveitado ou precise de reparos. Porém, o instituto também conta com doações da sociedade civil para arrecadar os insumos para o aprendizado dos alunos, além de ser uma boa opção para quem deseja que o seu lixo eletrônico vá para um destino adequado.
Os computadores montados a partir do aproveitamento das peças doadas são redirecionados para Pontos de Inclusão Digital (PIDs). São locais que proporcionam acesso público e gratuito à internet e tecnologias da informação, como bibliotecas e escolas. Segundo o gestor do CRC NCC, para cada três computadores recebidos, um é doado de volta.
O NCC
O Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo também oferece contraturno e reforço escolar, cursos profissionalizantes e de geração de renda e é uma referência em assistência na região. Além de atender o Belém Novo, também atende e recebe alunos de outros bairros da zona sul de Porto Alegre, como Chapéu do Sol, Lami, Ponta Grossa, Hípica, Restinga, Boa Vista e Lageado.
Durante o período da pandemia, o NCC adquiriu, com a ajuda de um investidor, um terreno ao lado da sede do núcleo com o objetivo de expandir as atividades. Porém, ainda está distante a construção de novas salas, que servirão para atender um maior número de pessoas. Antes, a instituição precisa arrecadar recursos para realizar o sonho de erguer a nova estrutura.
Como ajudar
/// Para ajudar a manter o trabalho feito pelo Núcleo e incentivar o projeto de expansão, há diversas formas de doar.
/// No site nccbelem.org.br/como-ajudar, constam as informações para depósito em conta e doação online.
/// Também é possível contribuir através do Funcriança, Nota Fiscal Gaúcha e pelo Imposto de Renda.
/// Quanto à doação de computadores para o CRC, podese entrar em contato pelo telefone (51) 3264-0913.
Produção: Caroline Fraga