Notícias



Chuva no RS

Nível do Guaíba sobe, e água invade ruas e casas em bairros da zona sul de Porto Alegre

Conforme a prefeitura, mais de cem pessoas precisaram ser acolhidas em abrigos administrados pela Fasc

14/09/2023 - 21h57min


Ian Tâmbara
Ian Tâmbara
Enviar E-mail

A chuva que atingiu Porto Alegre nos últimos dias causa transtornos em diferentes pontos da cidade nesta quinta-feira (14). Na Zona Sul, há diversos registros de alagamentos, com água invadindo ruas, praças, ciclovia e casas. Mais de cem pessoas precisaram deixar suas casas na Capital.

Conforme a prefeitura, em balanço divulgado pouco antes das 14h, chegou a 101 o número de acolhidos nos três abrigos administrados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). São 48 no bairro Lami, 34 na Ilha da Pintada e 19 na Ponta Grossa. 

No fim da tarde, já havia caído para 38 o número de pessoas que estavam fora de casa. Todos são moradores da Ilha da Pintada. Os abrigos nos bairros Lami e Ponta Grossa foram fechados. Três famílias que vivem no Beco da Morte, no Morro Santana, foram encaminhadas para residências de familiares.

Leia mais
Arroio Feijó sobe e moradores do bairro Americana, em Alvorada, precisam sair de casa
Detentos de Canoas removem marcas falsificadas de tênis para doação a atingidos por enchentes no RS
VÍDEO: crianças são resgatadas de barco em escola de educação infantil na zona sul de Porto Alegre

Alagamentos na Zona Sul

A região da Avenida Guaíba, próximo à Praça Zeno Simon, no bairro Guarujá, é uma das mais afetadas pelos alagamentos. No local, os próprios moradores se reuniram e colocaram fitas para isolar o acesso de veículos de grande porte, para não espalhar a água para dentro dos pátios.

Thiely Barnstein, 22 anos, assessora de marketing, mora em uma casa nos fundos de um terreno que fica entre a avenida e o lago.

— De madrugada, eram umas 4h quando acordamos com a água invadindo a casa. Foi o tempo de tirar as coisas de lá e levantar móveis, daí viemos para a casa da frente, da minha vizinha. Fizemos uma vaquinha entre os vizinhos para comprar fitas de isolamento e sacos de areia para segurar a água — conta.

O avanço do Guaíba já fez também com que a água invadisse a pista de skate do Guarujá desde a madrugada.

Conforme medição da régua automática localizada no Cais Mauá, na área central da cidade, o nível do Guaíba estava em 2m70cm no começo da tarde desta quinta-feira. A marca supera a cota de alerta em três centímetros — já a cota de inundação é 3m. Já na régua manual, na Ilha da Pintada, o nível estava 24 centímetros acima da cota, com 2m44cm.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação localizada no Belém Novo, na Zona Sul, indica que choveu 82 milímetros nas últimas 24 horas na cidade. A média de precipitação para setembro em Porto Alegre é de 168 milímetros, mas só nos primeiros 14 dias do mês choveu 242 milímetros.

Alerta na Região das Ilhas

Nesta quinta, subiu para 38 o número de pessoas abrigadas em alojamento na Região das Ilhas. Todas estão na estrutura montada na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, mas que abriga os moradores de todo o bairro Arquipélago.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias