Bicharada
Estudante pede apoio para distribuir vermífugo e ração aos pets da Região das Ilhas
Ação tem o objetivo de auxiliar tutores e animais atingidos pela enchente das últimas semanas na Capital
Para poder ajudar cães e gatos de famílias vítimas das enchentes na Região das Ilhas, na Capital, o estudante de Veterinária Jonathan Souza, 27 anos, precisa de ajuda. O plano dele é arrecadar ração e vermífugo para distribuir aos tutores de animais que foram atingidos pelo incidente.
– Pretendemos distribuir uma cesta, um combo com três ou quatro quilos de ração e vermífugo, para tentarmos diminuir o sofrimento dessas pessoas. Elas estão preocupadas e trabalhando na reconstrução de suas casas, então, queremos concentrar nossa atenção nos cães e gatos – afirma o morador da Vila Farrapos.
Campanhas
Não é a primeira vez que Jonathan realiza uma ação como essa. Há algumas semanas, após uma visita com a faculdade ao Vale do Taquari, no período posterior às enchentes históricas que atingiram os vales, ele promoveu uma campanha de castração para os pets das cidades de Taquari, Roca Sales e Encantado. Ao todo, 52 animais foram beneficiados em uma parceria com uma organização da região.
– Durante essa ida até lá, notei que pouquíssimos animais eram castrados. E nosso raciocínio foi: com o desastre, além de reestabelecer as cidades, teriam que lidar com a multiplicação de animais – conta.
Apesar de a ação nas ilhas de Porto Alegre envolver ração e vermífugo, a castração é o principal foco do trabalho de Jonathan. E, para ele, o método mais efetivo de resolver um problema de saúde pública:
– Se não for castrado, além de aumentar o número de animais desamparados, diminui o tempo de vida deles. Há mais riscos de doenças transmissíveis, que podem, inclusive, atingir as pessoas.
Tentativa de retribuir
Desde 2014, Jonathan atua pela causa animal. E tudo começou depois que uma vizinha dele o ajudou com a castração da cachorrinha da família.
– Minha cachorra teve duas gestações seguidas e um tumor. Uma protetora (animal) de perto veio, ajudou com o tratamento e conseguiu a castração. E eu comecei a me voluntariar como uma forma de agradecer por essa ajuda – recorda.
O que era para ser um ato de gratidão tornou-se um trabalho cada vez mais sério. Ele foi se envolvendo em diversas ações e chegou até a criar a sua própria, o projeto AdotAção:
– Mas descobri que esse processo (de adoção) é complexo e eu acabava levando os animais para casa, tratando e ficando com eles porque não conseguia novas famílias. Acabei adotando sete cães.
Com isso, resolveu deixar o processo de adoção para organizações mais consolidadas e colaborar com mutirões e campanhas esporádicas para promover castrações. Hoje, depois de ingressar na faculdade de Veterinária, segue com o voluntariado e atua como freelancer em pet shops.
Ajude
Ração e vermífugos podem ser entregues nos seguintes endereços: Rua Evaristo da Veiga, 62, bairro Partenon; Rua Doutor Barcelos, 2.540, bairro Cavalhada; Rua Domingos Crescêncio, 675, Bairro Santana. Jonathan também aceita doações pelo Pix (celular) 51985876979.
*Produção: Guilherme Jacques