Notícias



Eu Sou do Samba

Gaúchos participam do primeiro Encontro de Reis Momos do Brasil

Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras

15/12/2023 - 15h58min

Atualizada em: 15/12/2023 - 15h59min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Teve troca de ideias com Reis de várias partes do Brasil

O Rio Grande do Sul foi muito bem representado no primeiro Encontro Nacional de Reis Momos do Brasil, que ocorreu no início deste mês, no Rio de Janeiro. Luiz Pablo Gawlinski (o Japa, atual Rei Momo de Porto Alegre) e Byra Borba (ex-Rei Momo da Capital e atual Rei de Guaíba) deram um pulo na Cidade Maravilhosa para participar do evento, promovido pela Associação dos Reis Momos do Brasil. Ao lado de outros representantes da folia, eles vivenciaram três dias intensos de programação, que contou com minidesfile das escolas do Grupo Especial na Cidade do Samba (como parte do lançamento do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro) e sessão de fotos no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

De volta ao RS, os dois falaram com Eu Sou do Samba sobre a experiência.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Luiz Pablo Gawlinski (o Japa)

— Desde quando recebi a coroa, tinha como objetivo fazer pelo Carnaval tudo que eu poderia, levar o nome a lugares onde talvez nunca teria ido, conhecer ainda mais pessoas, incentivar principalmente as crianças. O primeiro Encontro de Reis Momos do Brasil foi uma oportunidade única, e conhecer os Reis de outros Carnavais — totalmente diferentes do nosso — foi uma experiência incrível. É muita batalha fomentar a cultura e todos nós, Reis Momos, nos sacrificamos muito pelo Carnaval. Me sinto honrado por representar Porto Alegre, por trocar tantas informações, por estar no meio de Reis que eu era fã e de tantos que me tornei fã. Voltei outro, com mais gás, com mais ideias, com mais vontade, voltei mais completo. Carnaval é vida, é cultura, é amor, é batalha e eu sou o Carnaval — destaca Japa.

— Foi um grande momento de conhecimento e para troca de ideias e de saberes. Tivemos a oportunidade de mostrar como é ser Rei aqui no nosso Estado e aprender como é em outras regiões do Brasil. Foi um momento para buscar a valorização dos Reis e de suas Cortes. Já estou na espera do próximo Encontro — afirma Byra.

Por falar nisso, a segunda edição do Encontro Nacional de Reis Momos, em 2024, será realizada novamente no Rio de Janeiro. Já estamos ansiosos!

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Byra Borba

Série Prata: definidos todos os enredos

Todas as escolas da Série Prata do Carnaval de Porto Alegre estão com seus enredos para 2024 escolhidos.

Desfilarão no Complexo Cultural do Porto Seco, dias 23 e 24 de fevereiro: União da Tinga, Império da Zona Norte, Praiana, Samba Puro, Império do Sol, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Unidos da Vila Mapa. Os ingressos para frisas e camarotes já estão à venda, via plataforma Sympla.

Veja o tema que cada uma das agremiações vai defender na Avenida e os horários dos desfiles (definidos em sorteio no dia 14 de junho, no Paço Municipal).

Sexta-feira, 23 de fevereiro

20h — União da Tinga: Èsù
21h — Império da Zona Norte: Gênesis — O Império Resgata a História da Criação
22h — Praiana: Sopapo Poético para Giba Giba
23h — Samba Puro: Gramado e o Fantástico Mundo do Chocolate Artesanal

Sábado, 24 de fevereiro

20h — Império do Sol: Um Bicentenário com Mais de 200 Anos — São Leopoldo, a Saga Histórica da Cidade Povoada, Amada e Miscigenada
21h — Protegidos da Princesa Isabel: Sou das Águas do Mar
22h — Filhos de Maria: Ominirá
23h — Unidos da Vila Mapa: Baiana Mãe do Brasil

Batucas abre inscrições

Estão chegando as oficinas de janeiro das Batucas e, em 2014, elas vêm com novidades: serão turmas de pandeiro, percussão e grupo vocal, em quatro aulas de cada modalidade ao longo do mês de janeiro, sempre destinadas a mulheres de qualquer idade, com ou sem experiência anterior. As aulas terão uma hora de duração — somando quatro horas de cada modalidade ao longo do mês —, comandas pelas professoras Biba Meira (percussão), Julia Pianta (percussão e pandeiro) e Raquel Pianta (grupo vocal). Não é necessário levar instrumento.

Divulgação / Divulgação
Oficinas pra todos os gostos

O valor para cada oficina é de R$ 180. Importante lembrar que todas as turmas possuem bolsas gratuitas, destinadas às mulheres pretas e indígenas. As atividades ocorrem no estúdio das Batucas, na Rua Miguel Tostes, próximo ao Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

Te programa! 

/// Oficina de percussão: quartas, às 16h (aulas nos dias 10/1, 17/1, 24/1 e 31/1) ou quintas, às 10h30min (aulas nos dias 11/1, 18/1, 25/1 e 1/2)
/// Oficina de vocal: quartas, às 19h (aulas nos dias 10/1, 17/1, 24/1 e 31/1) ou quintas, às 10h30min (aulas nos dias 11/1, 18/1, 25/1 e 1/2)
/// Oficina de pandeiro: terças, às 20h (aulas nos dias 9/1, 16/1, 23/1 e 30/1)
/// Inscrições: em bit.ly/474lTnb

Vai ter saída

Faltando cinco dias para o fim do prazo, o Bloco da Laje anunciou ontem que bateu a meta – estipulada em R$ 59 mil — do financiamento coletivo para o Carnaval 2024. Agora é oficial: dia 28 de janeiro vai ter a 11ª saída.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias