Em Brasília
Prefeitura de Porto Alegre pede doação definitiva de prédios do INSS para qualificar unidades de saúde
Sebastião Melo e o secretário Fernando Ritter se encontraram com ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta quinta-feira
A prefeitura de Porto Alegre formalizou nesta quinta-feira (30) o pedido de doação definitiva de três prédios federais onde estão instalados serviços de saúde da Capital, que precisam de investimento em infraestrutura. O prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, está em Brasília. Eles foram recebidos pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Os prédios dos centros de saúde IAPI e Santa Marta são propriedades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e sediam os serviços da prefeitura há mais de 20 anos. Além destes, o prédio do centro de saúde Vila dos Comerciários, também conhecido como Postão da Cruzeiro, serve a prefeitura há mais de 30 anos. De acordo com o prefeito, sem a doação dos espaços não é possível viabilizar melhoria das unidades.
Além disso, Ritter exemplificou que o Postão da Cruzeiro atua como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas que nunca pode ser habilitado oficialmente, porque carece de melhorias no espaço físico de atendimento, infraestrutura e equipamentos. A situação impede a captação de recursos de custeio tanto do governo federal quanto do governo do Estado.
No Centro de Saúde IAPI, que realiza mais de 40 mil atendimentos por mês, parte do prédio está interditado para elaboração de laudo estrutural de recuperação, que já foi contratado pela prefeitura.
Juntas as três unidades de saúde realizam cerca de 98 mil atendimentos por mês.
*Produção: Rochane Carvalho