Notícias



Brique do DG

Empreendedora cria hotel pet no Rubem Berta

Objetivo do negócio é popularizar o serviço no bairro da zona norte de Porto Alegre

17/01/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Empreendimento foi aberto em outubro.

Nem sempre um sonho de negócio se concretiza, mas a professora de Educação Física Vivian Mello Pereira, 35 anos, pode se dizer um ponto fora da curva. Em outubro do ano passado, a moradora do bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital, trouxe para o plano da realidade o Gran Hotel Pet, no mesmo bairro. A ideia dela é oferecer um serviço considerado caro e “para a elite” num bairro popular – e desmistificar essas ideias. 

– Era um sonho quase infantil (abrir um hotel para cães). Queria já ter começado em 2020, mas veio a pandemia. Então, agora, quando senti que tinha a vocação, a motivação e que poderia encarar o desafio, resolvi arriscar – conta, destacando que a certeza de que poderia ir adiante tinha alguns motivos. 

O primeiro deles era a experiência dela como empreendedora. No universo da Educação Física, Vivian já tinha aberto uma academia na mesma região, anos antes. Conhecia algumas das dificuldades de tocar o próprio negócio e, principalmente, conhecia o bairro onde estava investindo. 

Esse conhecimento, aliás, possibilitou que ela verificasse a necessidade de um serviço de hospedagem para pets no entorno e o quanto a proposta seria aceita. Principalmente, permitiu a ela descobrir o que precisaria fazer para conseguir ganhar clientes. Uma dessas ações seria mudar a ideia de que um hotel para animais de estimação é um serviço caro. 

– Conheço aqui, uso os serviços daqui. Então, comecei com a ideia de popularizar. Antes (de abrir), já trabalhava como pet sitter (cuidadora de animais), fiz algumas hospedagens. Fui estudando, construindo, divulgando e entendendo melhor – explica. 

Conhecimento

Outro fator determinante para a empreendedora tirar o projeto do papel foi o conhecimento e a proximidade com os negócios do mundo pet. Há oito anos, o marido dela, Felipe Leandro Alves da Silva, 36 anos, trabalha com banho e tosa. Ele alugava um espaço em uma pet shop em Alvorada, quase no limite com a Capital – e, consequentemente, com o Rubem Berta. 

E, a partir da abertura do Gran Hotel, a união na vida conjugal tornou-se também uma união profissional. 

– Em 2020, alugamos essa casa (onde funciona o empreendimento) já com o intuito de ter esse negócio. Queríamos aproveitar que ele já atuava na região e manter proximidade – comenta Vivian.

Resultados têm sido animadores

Mesmo ainda nos primeiros meses, o investimento de capital e esforço já tem mostrado retorno. Animada, Vivian revela os resultados que obteve nos feriados de final de ano. 

– No Natal, tivemos 14 cães hospedados e cinco atendimentos de pet sitter. No Réveillon, foram 17 cães e quatro pet sitter – enumera, frisando que o hotel recebe cães e presta serviço de cuidados para gatos ou cachorros que tenham alguma necessidade específica. 

Além disso, para reforçar a receita, o casal ainda oferece o serviço de creche, para que os pets permaneçam na hospedagem apenas em um período pré-acertado do dia. Isso também tem atraído público. 

– É trabalhoso, mas muito gratificante – finaliza. 

Dicas para começar seu próprio negócio

/// O primeiro passo é pensar em um plano de negócios – o documento em que as ideias podem ser organizadas, e é possível planejar a empresa. 

/// Dentro disto, deve estar a proposta de valor do empreendimento. Ou 

seja, aquilo que o negócio terá a oferecer aos clientes. 

/// Nesta etapa, é preciso se voltar ao comportamento destes possíveis clientes. É necessário observar hábitos, disponibilidade e como atingi-los. 

/// Durante este exercício, é preciso não só determinar características, mas também a quantidade de possíveis clientes. 

/// É com essas e outras informações, que o empreendedor poderá confirmar ou não a viabilidade econômica daquele plano. Em outras palavras, se haverá o necessário para investir, se tem potencial de retorno e quando ele começará a ser percebido. 

/// Além disso, dar início a uma jornada empreendedora exige uma preocupação com o futuro, não apenas com colocar a ideia em prática. Por isso, na medida do possível, tem-se que investir em conhecimentos de gestão e inovação para lidar com os desafios. 

/// Em seu site (sebraers.com.br), o Sebrae RS tem diversas informações e orientações gratuitas sobre o assunto.

*Fonte: gerente da regional metropolitana do Sebrae RS, Paulo Bruscato

**Produção: Guilherme Jacques


MAIS SOBRE

Últimas Notícias