Atendimentos prejudicados
Posto de saúde na zona norte de Porto Alegre continua sem luz 20 dias após temporal
Unidade da Vila Farrapos opera parcialmente com uso de gerador
O posto de saúde Mario Quintana, na Vila Farrapos, na zona norte de Porto Alegre, permanece sem energia elétrica desde a tempestade que atingiu a Capital no dia 16 de janeiro. Os atendimentos são mantidos parcialmente com o apoio de um gerador.
Devido à intempérie, o principal poste de energia da unidade caiu, e a caixa de luz foi danificada. Cabos e destroços ainda bloqueiam a entrada do posto.
Com isso, foi necessária a instalação do gerador para manter os atendimentos primários de saúde no local. Mesmo assim, não funcionam os aparelhos de ar-condicionado e geladeiras para armazenamento de vacinas. Equipamentos odontológicos também não estão funcionando, e os dentistas do posto só conseguem realizar avaliações simples.
Uma das pacientes prejudicadas foi Suzana Vieira, 42 anos, que precisava fazer uma extração.
— Não tem dentista, não tem ar-condicionado, nada. Precisamos sair daqui e ir pra outro posto em busca do atendimento. É um transtorno — reclama.
A direção do posto garante que todos os procedimentos estão sendo feitos dentro do possível. A religação da energia depende da instalação do novo poste. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a estrutura foi destruída pela queda de uma árvore e que a reforma não é de responsabilidade apenas da pasta. A unidade é administrada pela Santa Casa de Porto Alegre, que afirmou, por meio de nota, que o problema deve ser solucionado "nos próximos dias".
Até que a energia seja totalmente restabelecida no posto Mario Quintana, pacientes são encaminhados para as unidades de saúde Farrapos, Navegantes e Fradique Vizeu.
A nota da Santa Casa
Com relação à situação envolvendo a unidade de saúde Mario Quintana, a Santa Casa de Porto Alegre esclarece que, após o temporal do último dia 16 de janeiro, com a queda de um poste de energia próximo à unidade, a CEEE Equatorial foi acionada para desligamento e desenergização do mesmo, o que ocorreu no dia 22 de janeiro e, então, permitiu o início do processo de avaliação e orçamento para a devida troca.
No dia 1º de fevereiro, a Santa Casa recebeu autorização, conforme o fluxo da Direção da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, para o processo de recolocação do poste da unidade. Em posse da autorização, a instituição agora segue com o processo de contratação do serviço, o que deve ocorrer nos próximos dias.
A nota da SMS
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, desde o dia 17, um dia depois do temporal, os atendimentos essenciais à população foram mantidos na Unidade de Saúde Mario Quintana, administrada pela Santa Casa de Misericórdia. A CEEE foi imediatamente contatada para desligamento da rede de energia elétrica para posterior retirada de árvore de grande porte que danificou a entrada de energia, o que foi feito somente em 22 de janeiro. No dia 23, a SMS alocou um gerador, fornecendo energia para lâmpadas, tomadas e computadores, mas não para condicionadores, câmara fria e cadeira odontológica. Enquanto a solução definitiva é encaminhada junto à Santa Casa, alguns atendimentos são referenciados para as Unidades de Saúde Farrapos, Navegantes e Fradique Vizeu, como procedimentos odontológicos e vacinação. A Santa Casa deverá autorizar o início dos reparos com previsão de conclusão até o dia 20 de fevereiro.