Folia na Capital
Show de cores, brilho, música boa e muito calor marcam primeiro dia de Carnaval na orla do Guaíba
De sábado a segunda-feira, festa ocorre em trecho da Avenida Edvaldo Pereira Paiva
Mesmo com termômetros marcando 35°C e sensação térmica de 38°C, os apaixonados pela folia não deixaram de pôr o bloco nas ruas de Porto Alegre neste sábado (10) de Carnaval. O primeiro dos três dias de festa na orla do Guaíba teve show de cores, ritmos, samba no pé e muita alegria.
Diferentemente de outros espaços da Capital, onde reinava o mais absoluto silêncio de ruas vazias em razão do feriado, na Orla, os foliões vestiram suas roupas mais coloridas, com muito brilho, e cantaram junto com a música dos blocos. A festa teve início às 14h, com a concentração na rótula do Gasômetro, de onde os blocos partiam com caminhões de som acompanhados pela multidão.
As primas Eduarda Costa, 23 anos, e Helena Costa, 22, reuniram as amigas Débora Moralez, 23, Ísis de Oliveira, 22, e Dora Santos, 22, para passarem na Capital o primeiro Carnaval do grupo reunido. Elas vieram de diferentes pontos da Região Metropolitana como Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Chegaram ao bloco por volta de 16h30min e, quando questionadas sobre o motivo da escolha pela festa, Débora respondeu com sinceridade :
— Não tivemos folga no trabalho e não tinha dinheiro para viajar.
A educadora social Luísa Pancenhaagen, 26, procurou um cantinho na sombra para retocar o protetor solar. A hidratação ficou por conta das bebidas que ela levou de casa em uma caixa térmica para economizar.
Luísa admite que, mesmo não sendo fã de Carnaval, aceitou ir à festa por causa da companhia do namorado, o professor de História João Cardoso, 25, e do seu grupo de amigos.
— É um pouco fora do meu espaço habitual, mas com os amigos vale a pena. Se eu não estivesse com eles, não viria — comenta.
Enquanto o carro de som passava, as irmãs Marília Fonseca e Heloísa Fonseca acompanhavam atentas a movimentação. Sob a sombra de uma árvore, as donas de casa, vindas do bairro Chácara das Pedras, utilizavam leques — objeto que estava sendo distribuído no local — para fugir do calorão.
Com previsão de encerrar às 23h59min, a festa reuniu mais pessoas com a chegada do fim do dia e redução das temperaturas. A programação segue neste domingo (11) e na segunda-feira (12). A expectativa de público, segundo o Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística de Porto Alegre (Fumproarte), é de pelo menos 10 mil pessoas a cada dia de desfile.
Confira as alterações de trânsito:
- O trecho 1 da Orla foi bloqueado desde as 22h desta sexta-feira (9) e permanecerá com o bloqueio até terça-feira (13), às 20h.
- De sábado (10) até terça-feira (13), da Rótula das Cuias até o Estádio Beira Rio, o horário de bloqueio do trecho acontece conforme os horários da área de lazer, das 7h às 20h.
- A EPTC estará no local orientando o trânsito para garantir a segurança viária. As informações adicionais sobre trânsito serão divulgadas no perfil do X, @EPTC_POA (antigo twitter).
Programação dos três dias
Sábado - 10 de fevereiro
Carnaval na Orla, POA é D+ - Orla do Guaíba - 14h às 23h59min
- Bloco Chiquinho dos Anjos
- Bloco Boi Bandido
- Bloco B.Loukos
- Bloco da Amizade TK
- Bloco das Pretas
Domingo, 11 de fevereiro
Carnaval na Orla, POA é D+ - Orla do Guaíba - 14h às 23h59min
- Bloco Gonhas da Folia
- Bloco Afro-tche
- Bloco da Bartira
- Bloco Amigos do Mano Delcio
- Bloco Os Panteras do Samba
Segunda-feira, 12 de fevereiro
Carnaval na Orla, POA é D+ Orla do Guaíba - 14h às 23h59min
- Bloco Os Cardoso
- Bloco JP Espetinho
- Bloco Samba da Leste
- Bloco Guardiões do Samba
- Bloco Tri legal