BRIQUE DO DG
Empreendedores do Morro da Cruz recebem mentoria para ampliação dos negócios
A ação ocorre pela primeira vez no Brasil e faz parte de uma parceria entre o projeto Pacto Alegre e a IXL Center, empresa focada em inovação
Dois empreendedores do Morro da Cruz, na zona leste da Capital, receberam uma mentoria para ampliar e melhorar o ambiente de negócios. A ação, que ocorre pela primeira vez no Brasil, faz parte de uma parceria entre o projeto Pacto Alegre e a IXL Center, empresa focada em inovação. Quatro estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) receberam uma capacitação para orientar proprietários da pizzaria Na Medida do Sul e da confeitaria Só Sabor, localizados na comunidade.
Diretor Executivo da IXL Center e um dos coordenadores do projeto, Alexandre Chang, 46 anos, explica que os estabelecimentos foram escolhidos pelo potencial de crescimento na região. Após identificar os pontos fracos e fortes dos negócios, foram feitos encontros semanais por quase dois meses com os proprietários. Passada a fase de avaliações, os estudantes desenvolveram estratégias visando o desenvolvimento das empresas. Elas foram apresentadas na segunda-feira.
– O plano de ação envolve melhorias no marketing. Avaliamos, também, como andam os recursos humanos, finanças, a relação com fornecedores. Enfim, tudo que envolve o ambiente de negócios.
Agora, o projeto deve acompanhar como será a implementação dessas estratégias pelos empreendedores. A ação deve ser ampliada para outras regiões periféricas de Porto Alegre. A próxima comunidade contemplada será a Bom Jesus. Também irão oferecer os serviços para empresários da Vila Cruzeiro, Restinga, Mario Quintana, Vila Planetário e Região das Ilhas.
Ampliar e estabelecer parcerias
Para o proprietário da pizzaria Na Medida do Sul, Robson Charão, 39 anos, às vezes, é difícil equilibrar preços acessíveis e alta de insumos. Por isso, a mentoria o ajudou a ter uma visão mais ampla do financeiro da empresa:
– Como a gente faz muitas coisas ao mesmo tempo, faltava uma atenção maior à questão do caixa. Era algo que precisava ser melhorado. Eles me indicaram uma plataforma para ter esse controle financeiro, que acho que vai ajudar bastante. Ele destaca, ainda, que é uma oportunidade importante para ampliar o negócio.
– O plano trouxe expectativas bem altas. Estamos planejando parcerias com outras empresas aqui do Morro, também. Acho que isso é bem bacana – finaliza.
Redes sociais
Com uma bela vista do Morro da Cruz, no topo da Rua Nove de Junho, a pizzaria de Robson já é um sucesso na comunidade. Só nas redes sociais, soma mais de 55 mil seguidores. O estabelecimento surgiu há mais de uma década. Depois de trabalhar por nove anos em uma pizzaria, ele e outros colegas resolveram abrir o próprio negócio.
Hoje, a sociedade conta com quatro membros. Todos trabalham no local. Também empregam seis funcionários e mais dois freelancers.
– Aqui a gente faz tudo. Eu, às vezes, fico no caixa, dou uma mão na cozinha. Quando precisa, também sou garçom – conta.
Para se destacar, além da pizza a metro – carro-chefe do menu –edos 50 sabores de pizzas, passaram a oferecer torre de caipirinha.
– Estamos sempre inovando, pensando em coisas novas e tem dado muito certo. Nosso negócio está crescendo – garante.
Há dois anos, passaram a investir em fotos profissionais dos produtos e em parcerias com influenciadores do ramo alimentício. Segundo ele, o plano deu certo eonúmero de clientes duplicou.
Direcionamento, disciplina e incentivo
Para a proprietária da confeitaria Só Sabor, no Morro da Cruz, Sandra Miranda, 49 anos, a mentoria trouxe expectativas positivas para este ano. O plano de ação dela propõe investimentos em redes sociais e orientações para o planejamento financeiro.
– (A mentoria) foi um divisor de águas. Me deram todo o direcionamento para a produção, me ajudaram a ter mais disciplina nas finanças, além de me incentivar a usar mais as redes sociais – conta. Uma das metas é começar a oferecer um novo produto para os clientes. Percebendo maior procura por alimentos saudáveis, Sandra planeja inseri-los no cardápio.
– Acho que inovar é fundamental para que o empreendimento tenha destaque. O empreendedor tem que estar atento às possibilidades do mercado – avalia.
Desde cedo
Mãe de quatro filhos, Sandra começou a empreender cedo. A inspiração veio do avô Homero Bassedas, que, em 1961, abriu uma padaria e operou por mais de 50 anos.
Ela trabalhou no local por dois deles. Foi lá que tomou gosto pelo ramo e buscou especializações na área. Durante o período, também vendia doces e salgados para ter uma renda extra.
Apesar de ter conquistado clientes fiéis, ela inaugurou a confeitaria Só Sabor anos depois, em 2020. Atualmente, o negócio fornece os produtos para festas e padarias de alguns mercados da comunidade.
*Produção: Nikelly de Souza