Papo Reto
Manoel Soares: "De que o nosso suco é feito?"
Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados
Esses dias, vi um vídeo nas redes sociais que fazia muito sentido. Um palestrante trazia a seguinte reflexão: quando esprememos uma laranja, sai suco de laranja. Por mais que pareça algo óbvio, essa constatação diz muito sobre nós, pensem comigo: se dentro da laranja tivesse suco de uva, seria inesperado, se não tivesse suco seria estranho, se tivesse um espinho seria incomum.
Por que quando esprememos uma laranja, sai suco de laranja? Porque é o que a laranja tem dentro de si, suco de laranja é uma parte dela, sai suco de laranja porque é a única coisa que tem dentro dela.
A pergunta que faço é: o que tem dentro de nós quando a vida nos espreme? Quando somos pressionados, quando a vida nos traz uma dor, quando somos traídos, quando bate o desespero de falta de grana, quando tudo vai por terra. O que sai de nós? Raiva? Medo? Criatividade? Força de vontade? Seja o que for, é importante entendermos que é disso que somos feitos.
Se queremos que o sentimento seja outro, temos que nos encher de outros conteúdos, de outras lógicas, crenças e filosofias. Se dentro de nós só tiver amargura, na hora que a vida nos espremer é isso que vai sair. Se tivermos amor e afeto, é isso que vai sair.
Assim como uma laranja, somos o suco que temos em nós, mas diferentemente da laranja, que não pode mudar seu suco, nós podemos.