Notícias



Tradição

Novos peões, piás e guris do RS serão escolhidos em concurso que começa nesta quinta-feira 

De 18 a 20 de abril, ocorre o 35º Entrevero Estadual de Peões em Entre-Ijuís. Evento tradicionalista reunirá 48 inscritos

17/04/2024 - 18h12min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Lucas Vieira e Débora Fabris Fotografias / Divulgação
Participantes fazem prova prática com atividades da lida campeira.

Jovens de 25 Regiões Tradicionalistas estarão reunidos em Entre-Ijuís, na Região das Missões, para disputar os títulos de Peão, Piá e Guri do Rio Grande do Sul, entre esta quinta-feira (18) e sábado (20). Serão definidos os novos representantes da juventude tradicionalista no 35º Entrevero Estadual de Peões, que é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O concurso tem 48 inscritos nas três categorias

Nesta edição, o 1º Peão Farroupilha eleito no ano passado, Andrei Luiz Fonseca, 28 anos, do CTG Passo do Ijuí, de Entre-Ijuís, será o anfitrião da comunidade tradicionalista. Ele acompanhará as disputas, que demandam estudo da história gaúcha, conhecimento prático e artístico.

– Estou muito feliz com o engajamento da comunidade, do meu CTG, do poder público, para receber um evento tradicionalista estadual. Estamos trabalhando e organizando tudo para receber os participantes – diz Andrei.

Para concorrer, os participantes disputaram uma etapa local, dentro de suas regiões tradicionalistas. No primeiro dia de evento, após uma prova escrita sobre história do Estado, tradicionalismo e folclore, os candidatos passarão por uma avaliação artística, em que cantarão, tocarão um instrumento ou declamarão, e executarão as danças gaúchas tradicionais e de salão. 

No sábado, participarão das provas campeiras, encilhando, andando a cavalo, fazendo prova de rédeas, aparte e laço. Modalidades de galpão como o charque, churrasco, trança e chimarrão também farão parte do teste. O resultado da etapa estadual será anunciado no mesmo dia.

O objetivo do tradicionalismo é a preservação de valores e princípios. Tudo que fazemos, como lançar, usar pilcha, tomar chimarrão, dançar, é o meio que atrai as pessoas. Mas o objetivo final é formar cidadãos disciplinados, que sabem dialogar, comunicar, respeitosos e influentes – explica o gestor de Relações Institucionais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Rogério Bastos.

Na reta final da sua gestão como Peão Farroupilha, Andrei define o sentimento sobre a trajetória durante o ano:

– Com certeza, o sentimento é de união e proximidade. Tivemos várias oportunidades de estar em cidades e levar nossas ideias para o bem do tradicionalismo e agregando de forma singela na vida de jovens.

A prenda farroupilha será escolhida entre 16 e 18 de maio, na 53ª Ciranda Cultural de Prendas, em Porto Alegre.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias