Eu Sou do Samba
A situação nas quadras de Imperadores, Bambas e Praiana após a enchente
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras
A coluna segue acompanhando como estão as quadras atingidas pelos alagamentos em Porto Alegre e cidades vizinhas.
Praiana
A quadra da Academia de Samba Praiana, localizada na Avenida Padre Cacique, 1.559, teve diversos danos devido à invasão da água. Além de uma árvore que caiu ao lado do estacionamento, o local também teve seu telhado — que já precisava de reparos — bastante danificado. Nadia Narciso, presidente da verde e rosa, destaca outros estragos:
— Estamos com uma grade quantidade de lixo dentro e no entorno da quadra. As portas de ferro, outra parte que necessitava de manutenção, ficaram submersas e tiveram avarias bem complexas. Provavelmente, será necessário trocar algumas delas.
A administração da escola ainda está calculando os prejuízos, que devem passar de R$ 10 mil. Não há estimativa de retorno das atividades.
Imperadores do Samba
Pouco mais à frente, no número 1.567 da Avenida Padre Cacique, a Imperadores do Samba também foi alagada — devido, principalmente, ao desligamento das casas de bombas. Alguns dos prejuízos envolvem de eletrodomésticos a mobiliário, como mesas de madeira, armários e sofás. Os estragos só não foram maiores pois membro da agremiação conseguiram levar muitas coisas para a parte de cima da quadra.
Na semana passada, um mutirão de limpeza retirou toda lama do local. O relato é da presidente Luana Costa, que faz questão de frisar:
— Teve muita gente que perdeu tudo em suas casas. Muita gente da escola, inclusive. Então, neste primeiro momento, vamos tentar resolver a vida deles. Lá na escola, mais cedo ou mais tarde, a gente arruma.
A primeira ação solidária será realizada neste sábado (1º). A partir das 16h, ocorre na quadra um ensaio técnico. Quem comparecer pode contribuir para a corrente do bem doando produtos de higiene, itens de limpeza, alimentos não-perecíveis ou agasalhos.
Bambas da Orgia
Após quase um mês interditada, a quadra de Bambas da Orgia — localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1.387 — deve ser liberada para acesso apenas no sábado. A coluna vem mantendo contato com a presidente Fatima Sampaio e trará todas as atualizações assim que possível.
Giro de solidariedade
Do Estado vizinho
No dia 17 de maio, a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) fez a entrega de doações no Complexo Cultural do Porto Seco, local que a União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa) e a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) vêm usando como ponto fixo de coleta e distribuição. A iniciativa contou com a parceria da Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) e a Central Única das Favelas de Florianópolis (Cufa). Participaram do momento presidentes das Ligas, representantes das escolas de samba, entre outras autoridades.
Nas quatro linhas
A bateria Pegada da Onça, da atual campeã do Carnaval de Porto Alegre, Acadêmicos de Gravataí, realizou no sábado (25) o evento solidário de futebol Amigos do Ninho X Amigos do Tom. Foram arrecadados 95kg de alimentos não-perecíveis, 32 fardos de água mineral, 383 peças de roupas adultas, entre outros itens. A prestação de contas foi publicada no Instagram da escola.
Rotina intensa
Ponto de coleta oficial do Sport Club Internacional, a Fidalgos e Aristocratas tem recebido inúmeras doações nas últimas semanas. A rotina é intensa na quadra da escola (Avenida Ipiranga, 2.495): os times de voluntários da ONG Avante Fidalgos e das Torcidas Coloradas ficam responsáveis pelas triagens, contatos e organização da distribuição dos itens. É assim que funciona tanto com as cestas básicas quanto com as marmitas. Após a localização da necessidade em abrigos ou comunidades, a distribuição das doações é imediata. Quem quiser fazer parte dessa força-tarefa do bem pode entrar em contato por meio do número (51) 99443-3672.