Centro Histórico
Das cinco lojas que ainda restam fechadas no Mercado Público de Porto Alegre, quatro serão reabertas até o final do mês
Mesmo com o retorno, a Associação dos Permissionários estima queda de 30% no faturamento. A redução está relacionada com a situação da Estação Mercado da Trensurb, que segue fechada devido a enchente
Após ser totalmente afetado pela enchente, o Mercado Público de Porto Alegre volta aos poucos à normalidade. Das 132 lojas ocupadas, cinco estão fechadas. Quatro retomarão as atividades ainda em julho e apenas uma prevê reabertura entre os meses de agosto e setembro. Outras 12 lojas estão desocupadas.
De acordo com o secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, as bancas 40 e 12 reabrem na sexta-feira (26). Na próxima semana, a loja Flora Hana Noka e o Sushi Senninha também voltarão a funcionar. Apenas a banca 81 é que segue fechada até o mês de setembro.
No entanto, mesmo com quase todas as lojas reabertas, Associação dos Permissionários do Mercado Público estima uma queda de 30% no faturamento. Segundo o presidente da associação, Rafael Sartori, a redução está relacionada com a situação da Estação Mercado da Trensurb, que deve seguir fechada pelo menos até dezembro.
Antes da enchente, cerca de 300 mil pessoas visitavam o local diariamente, com um faturamento diário de R$ 500 mil a R$ 600 mil.