Eu Sou do Samba
Escola de samba Protegidos da Princesa Isabel inaugura Complexo Cultural em Novo Hamburgo
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras
No próximo domingo (14), às 15h, a Protegidos da Princesa Isabel inaugura oficialmente seu Complexo Cultural. O prédio, cedido pela prefeitura de Novo Hamburgo na Rua Germano Fehse, número 10 — onde antes funcionava uma creche —, no bairro Rondônia, foi totalmente reformado pela escola. São cerca de 26 salas, nas quais a agremiação busca enaltecer a memória do Carnaval, além de oferecer atividades gratuitas para a comunidade.
A coluna Eu Sou do Samba foi recebida pela presidente Lana Flores para uma visita esta semana e garante: a estrutura está muito bem organizada. Tem biblioteca do Carnaval, sala do carnavalesco, sala do mestre de bateria, sala do acervo, armazém das fantasias, atelier, sala de dança e audiovisual, cozinha, lavanderia, entre outros espaços. Um palco novinho em folha foi recém-adquirido pela presidência da escola, e está lá, pronto para ser usado.
Apesar da inauguração ocorrer no domingo, o Complexo já está em pleno uso. Nas terças-feiras ocorrem oficinas de pandeiros e futebol; nas quartas, de dança do ventre; nas quintas, de capoeira, e aos sábados, de bateria mirim. Tudo gratuito. Basta chegar no local para se inscrever.
De encher os olhos
A sala logo na entrada do Complexo dá boas-vindas repleta de troféus, medalhas e honrarias já recebidas pela escola. São mais de 600 itens! Um ambiente especial de encher os olhos. O nome não poderia ser outro: Memorial Sebastião Flores. É uma homenagem ao patriarca da família Flores que fundou a Protegidos e a presidiu por mais de três décadas. Para quem não sabe, Sebastião é pai da atual presidente, Lana. Ou seja, são itens guardados com muito carinho e, agora, expostos em lugar de destaque para que todos conheçam a história da verde, vermelho e branco.
— Estamos extremamente felizes com essa realização. Tem coisas que a escola guardou e preservou por 54 anos esperando esse momento. E (o Complexo) tem uma identidade visual linda. Toda iluminação em volta foi arrumada, em parceria com a prefeitura. Lixeiras foram trocadas, o jardim está cuidado — destaca Lana.
A preocupação com a natureza é uma das frentes de atuação da escola. Tanto que foi lançada uma campanha de mobilização e conscientização ao meio ambiente. Uma das atividades que faz parte dessa iniciativa é a oficina de construção de bonecos gigantes, utilizando, como base da estrutura, materiais reutilizados. O projeto tem apoio do Treta Teatro é realizado por meio de recursos federais do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. O evento deste domingo, inclusive, terá um cortejo desses bonecos.
Por falar em evento... A inauguração vai ter show do Grupo S.O.S, apresentação do novo elenco-show da Protegidos 2025 e várias outras atrações. Além disso, também será realizada uma festa de São João com comidas típicas, brincadeiras e brindes. O ingresso é gratuito. Sugere-se a doação de um produto de limpeza, como vassoura, saco de lixo e rodo, para ajudar na campanha que a escola protagoniza de ajuda e apoio na limpeza das ruas.
Te programa!
Inauguração do Complexo Cultural da Protegidos
/// Quando: domingo, às 15h
/// Onde: Rua Germano Fehse, 10, em Novo Hamburgo
/// Quanto: de graça — sugere-se a doação de um produto de limpeza