Notícias



Montenegro

Evento no Vale do Caí debate temas da cultura negra

Promovido pela Central Única das Favelas do município, em parceria com a prefeitura da cidade, objetivo da ação é resgatar e difundir a história do povo negro, contribuindo para a construção da identidade cultural da comunidade. 

24/07/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Amanhã ocorre a décima edição do seminário “O dia seguinte, e agora?”, em Montenegro, no Vale do Caí. Promovido pela Central Única das Favelas (Cufa) do município, em parceria com a prefeitura da cidade, o objetivo do evento é resgatar e difundir a história do povo negro, contribuindo para a construção da identidade cultural da comunidade. 

A ideia de promover um evento com essa temática surgiu há 10 anos, a partir da mobilização de uma criança. Ele era filho de uma integrante do projeto Maria Maria de Montenegro, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade social. O menino teria pedido ajuda aos colaboradores da Cufa para fazer seu tema de casa, que consistia em levar para a sala de aula a trajetória de uma pessoa negra que teria participado da história da cidade. Porém, a busca foi mais difícil do que pensavam, pois os registros oficiais apenas citavam os imigrantes europeus. Assim, surgiu a motivação de resgatar a história do povo negro do Vale do Caí. 

Segundo o coordenador da Cufa de Montenegro, Rogério dos Santos, o debate de temas atuais relacionados à cultura negra é importante para ressignificar a história:

– Não é um debate só entre negros, é com a comunidade geral para falar sobre temas que sempre foram varridos para baixo do tapete. Nós vemos a importância de contar a nossa história por outro olhar. Queremos criar novas perspectivas para as próximas gerações e também contribuir para a construção da autoestima da população negra.

O evento estava previsto para ocorrer no dia 14 de maio, um dia após a data de abolição da escravatura no Brasil, como um ato de resistência, já que a escravidão foi abolida, mas os libertos não tiveram suporte para reestruturar sua vida. Porém, por conta da enchente, foi adiado para 25 de julho.  

Assuntos como violência, políticas públicas, identidade e empoderamento de pessoas pretas estão no cronograma do evento. 

As palestras serão ministradas no Teatro Roberto Atayde Cardona, na Rua Capitão Cruz, 2.150, no centro de Montenegro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados neste site.

*Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias