Centro Histórico
Após seis meses, demolição do Esqueletão é liberada parcialmente
Processo de desmonte do edifício estava embargado desde fevereiro, após vistoria de técnicos que identificaram riscos aos operários. Agora, está autorizada a retomada dos trabalhos em quatro pavimentos com acesso pela Rua Otávio Rocha
O Ministério do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul autorizou a retomada da demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, o Esqueletão, no Centro Histórico. A liberação é parcial e foi anunciada nesta quarta-feira (14). O processo para desmonte do prédio começou em janeiro, mas foi embargado em fevereiro.
De acordo com a decisão, fica autorizada a demolição de quatro pavimentos com acesso pela rua Otávio Rocha. A Demolidora FBI é a empresa responsável pelo serviço.
Conforme a Secretaria de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre, a empresa deve recomeçar os trabalhos nos próximos dias. A retomada irá ocorrer inicialmente pela parte externa. Um novo cronograma ainda deve ser apresentado.
Em fevereiro, técnicos da superintendência regional embargaram a obra após uma vistoria no local. A inspeção identificou o risco de queda dos operários pela falta de proteção na periferia da obra, nas aberturas do piso do edifício, nas escadas de acesso coletivo e nos vãos dos poços dos elevadores, entre outros problemas.