Notícias



História DGente

Conheça a história do professor de musculação Adriano Costa, que além de instrutor, cria laços de amizade com seus alunos

Atuando desde sua formação, o preparador físico é exemplo de como o cuidado com a saúde pode transformar vidas e nutrir relações de companheirismo

28/09/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

A prática de exercícios traz qualidade de vida para as pessoas, reduz o estresse e promove melhorias na saúde física e mental. Benefícios como esses foram observados por Adriano Leite Costa, 38 anos, ainda na adolescência. Quando precisou tomar a decisão de escolher uma profissão, optou por entrar na faculdade de Educação Física, aos 23 anos. 

Formado em 2013, o morador do bairro Partenon, na Capital, atuou em diferentes academias de Porto Alegre. Porém, se a necessidade de mudar hábitos com a prática de atividades físicas o levou a ingressar na área, o entendimento de que era preciso um olhar mais amplo para a saúde de seus pacientes fez com que ele decidisse pela segunda graduação. Em 2020, ergueu o diploma de Nutrição, complementando sua experiência na área.  

Assim, como nutricionista e educador físico, conseguiu aprimorar seus atendimentos ao acompanhar os alunos tanto em seus hábitos alimentares quanto no desempenho físico. 

Amizades 

Hoje, Adriano divide sua rotina profissional, principalmente, entre os atendimentos no seu consultório de nutrição e o trabalho como instrutor em uma academia de musculação, tudo dentro do bairro onde mora. Essa característica de atuar nas proximidades de onde reside o ajudou a criar laços de companheirismo com muitos alunos, alguns até mesmo se tornaram amigos próximos: 

– Tem paciente que, em dois meses de acompanhamento, já está me dando apelido e já estamos bem entrosados. Alguns parecem amigos de infância, mas são pacientes. 

Quando sentiu a necessidade de um acompanhamento mais próximo de seus alunos, o instrutor decidiu abrir seu próprio consultório, mas sem deixar o trabalho na academia de musculação de lado. O espaço que escolheu foi dentro da filial de uma academia de jiu-jítsu, e foi lá que ele teve contato com um projeto onde viu a chance de aliar seus conhecimentos com uma ação de impacto social

Nesse local, onde é ensinada a arte marcial, surgiu uma iniciativa que oferecia bolsas para alunos de baixa renda praticarem o esporte gratuitamente. Embora a iniciativa tenha sido encerrada, todas as crianças que participavam do projeto foram convidadas a integrar a equipe de competição da escola, continuando como bolsistas. 

Próximo desse grupo de alunos, Adriano passou a ajudá-los, voluntariamente, com orientações nutricionais, para ganho ou perda de peso, melhorando o desempenho dos jovens nas competições. Por tabela, criou um forte vínculo de carinho por eles. 

Parceria 

Um dos alunos que marcou a trajetória do instrutor foi Henrry de Souza, 18 anos, que teve seu contato com a luta por meio do projeto desenvolvido pela academia de jiu-jítsu. No local, aprendeu o esporte, participou de campeonatos e, ao chegar na maioridade, foi convidado para integrar a equipe profissional da academia, em São Paulo. Durante parte de sua trajetória, contou com a orientação de Adriano, que acompanhou o desenvolvimento do jovem na musculação, com treinamentos, na orientação de exercícios e na parte nutricional.  

Ao falar sobre o preparador, que mesmo distante segue o auxiliando, Henrry destaca a importância da relação construída com ele: 

Eu falo para todo mundo que sem o Adriano não sou nada. Se eu bato peso nos campeonatos, é graças a ele. 

Ao lado dos amigos

Em seu tempo livre, o preparador físico participa de competições de levantamento de peso, nas quais já ganhou troféu e medalhas. Para ele, o esporte é uma forma de descontrair e encontrar com seus amigos, que integram a equipe de competição na qual ele mesmo elabora todo o plano alimentar. Um de seus colegas, Jonathan Machado, 40 anos, que já foi campeão mundial no esporte, mostra sua admiração pelo colega e amigo:  

– Hoje, eu vejo o Adriano como um profissional completo, pois ele entende da prática, passando treinos para o pessoal, e também da teoria, com sua formação em Nutrição. 

Com uma carreira que une paixão e compromisso, Adriano exemplifica como a prática de atividades físicas, aliada a um suporte nutricional adequado, pode impactar vidas e fortalecer laços que vão além do ambiente de treinamento. 

Produção: Ana Júlia dos Santos

Últimas Notícias