Notícias



Rumo à Serra

Grupo de breaking da Restinga busca contribuição para participar de festival em Caxias

Grupo de Breakdance de Porto Alegre pede por padrinhos para apoiar a ida de alunos ao 3° Festival R'Evolução

12/09/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Elis Bittencourt / Divulgação
Restinga Crew possui mais de 20 anos de história na Capital.

O grupo de breaking Restinga Crew, que possui mais de 20 anos de história na Capital, busca por padrinhos para um novo desafio. Os b-boys e b-girls estão se preparando para o 3º Festival R'Evolução, evento de arte de rua sediado em Caxias do Sul, na Serra. Com aulas nas segundas, quartas e quintas-feiras, o grupo está ensaiando uma nova coreografia.  

O objetivo é levar 16 alunos para se apresentarem, porém, os valores da viagem ainda precisam ser custeados. Seis dançarinos precisam de padrinhos — o valor da viagem é R$ 80 por pessoa. Ao todo, 46 pessoas, entre alunos, professores e responsáveis, irão partir da Restinga rumo a Caxias no dia 20 de setembro

Professor e fundador do Restinga Crew, Júlio Cesar Oliveira, 39 anos, conhecido como b-boy Julinho, destaca a importância do evento para o grupo, que em 2023 também marcou presença: 

— Nós participamos da Batalha de break kids e adulto, fizemos o show de danças urbanas e contribuímos com a parte do grafite, foi uma super experiência. 

Experiências

As alunas Geovana Pereira, 16 anos, e Luiza Valencio, 15, também estavam presentes na última edição do festival. As b-girls incentivam o apoio externo por ser uma oportunidade de encontrar novas pessoas e vivenciar novas experiências. 

Luiza já participa do grupo desde 2018. Ela precisou se afastar das atividades em decorrência da pandemia de covid-19 em 2020, e retornou às práticas em 2023. A estudante conta que, durante este período, sentiu muita falta da dança e do convívio com o grupo

— Eu estava bem ansiosa (para voltar), até porque quando aconteceu a pandemia, eu estava bem focada em tudo na dança. Foi algo bem triste, porque a gente ali, na Restinga, criou uma família. Depois que voltei, foi muito maravilhoso, porque estar ali é bem legal. 

Este não é seu primeiro ano no festival. Luiza fez parte do grupo de alunos que marcou presença na segunda edição do R'Evolução. Ela destaca que estas oportunidades são importantes até para quem ainda não faz parte do grupo:  

— É sempre legal levar as crianças, dançar é algo muito significativo e que realmente te salva. 

A mãe de Geovana, Carla Pereira, 40 anos, sempre busca estar presente nos eventos que a filha participa. Ela comenta sobre a possibilidade de conhecimento que oportunidades como o festival trazem para os alunos: 

— Tem gente que não sai muito aqui da Restinga, então imagina se conseguir fazer uma viagem assim. Um novo lugar, conhecer pessoas de diversos lugares, é muito importante essa oportunidade. Para eles (alunos), é sempre maravilhoso.

Apadrinhando jornadas

A ação do apadrinhamento não é algo exclusivo para o evento, a contribuição ocorre o ano todo. O valor simbólico mensal, sugerido pelo grupo, de R$ 10 é convertido em aulas culturais de dança, capoeira, graffiti e música para a comunidade do bairro Restinga.   

Além de acompanhar os alunos pelas redes sociais, o grupo promove uma conexão entre os dançarinos e padrinhos. Todo mês, um dos padrinhos é sorteado para receber brindes feitos pelos integrantes do projeto, ação que busca agradecer o apoio ofertado pelos padrinhos e madrinhas.

Os contatos e a chave Pix para depósito da contribuição estão disponíveis no formulário. As doações não são fixas por mês, e o depósito pode ser realizado na quantia escolhida pelo padrinho. Para mais informações, siga o Instagram @restinga_crew_oficial 

Festival R'Evolução 

O evento anual que ocorre pela terceira vez é coordenado pelo grafiteiro Fabio Panone Lopes e promovido pelo Centro Tradicionalista do Graffiti, o CTG Klan. A ação visa celebrar a cultura da arte de rua de forma gratuita para a comunidade, com murais sendo realizados ao vivo por artistas locais, nacionais e mundiais, além de atrações como shows, esporte, música, teatro e dança. O festival está programado para ocorrer entre os dias 19 e 22 de setembro, na Escola Estadual Santa Catarina, em Caxias do Sul, com a temática "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra".

*Produção: Josyane Cardozo




MAIS SOBRE

Últimas Notícias