Notícias



Tutorial

Aprenda a justificar o voto pelo celular

Eleitores que não puderam ir às urnas deverão explicar a ausência para não ficarem em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

30/10/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Bruno Todeschini / Agencia RBS
Ação pode ser realizada pelo aplicativo e-Título, do TSE.

Todos os eleitores considerados aptos a votar que não puderam comparecer às urnas no primeiro ou segundo turno deverão justificar a ausência para não ficarem em situação irregular com a Justiça Eleitoral. Esse processo pode ser realizado de forma online, por meio do aplicativo e-Título. O app está disponível para download no Google Play Store, no caso de quem usa o sistema Android, ou na App Store, para quem utiliza iPhone. 

Prazo

O prazo para justificar o voto é de 60 dias após cada turno. Ou seja, quem se ausentou no primeiro turno tem até o dia 5 de dezembro para realizar o processo. Já quem não esteve presente no segundo turno pode justificar o voto até dia 7 de janeiro de 2025. Aquelas pessoas que não justificarem deverão pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno não votado.

Se o cidadão não justificar nem pagar a multa, ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá realizar diversas ações como obter passaporte e carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos ou renovar matrícula em instituições públicas.

Passo 1:

///  Depois de baixar, é necessário acessar a conta do e-Título. Para isso, o usuário precisa preencher os mesmos dados informados na Justiça Eleitoral, como nome completo, data de nascimento, CPF e nome dos pais.

e-Título / Reprodução
Passo 1.

Passo 2:

///  O usuário deve clicar no campo “mais opções”, localizado no canto inferior direito. Em seguida, basta ir em “justificativa” e selecionar a primeira opção: “justificativa de ausência”.

TSE / Reprodução
Passo 2.

Passo 3:

///  Na tela que abrir, o eleitor deve selecionar o período eleitoral que deseja esclarecer a ausência e preencher o campo com sua justificativa. É necessário encaminhar uma justificativa para cada turno de eleição em que deixou de votar. O justificante também deve digitar o e-mail no outro campo e clicar no botão “próximo”.

TSE / Reprodução
Passo 3.

Passo 4:

///  A próxima etapa é o envio de um documento que comprova a justificativa apresentada.

TSE / Reprodução
Passo 4.

Passo 5:

///  Depois, clique em “concluir”.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias