Notícias



Tutorial

Saiba como mudar de nível na conta gov.br

Existem três etapas de segurança de validação do usuário. Algumas ações só são possíveis se você tiver determinado grau de verificação.

02/10/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Gabriel Guedes / Agência RBS
A primeira edição do Tutorial ensinou a realizar o cadastro na plataforma.

A primeira edição do Tutorial ensinou os leitores do Diário Gaúcho a criarem uma conta gov.br. Porém, existe outra característica que deve ser considerada depois de criar a conta: o nível de sua confiabilidade. São três níveis que indicam a segurança de validação dos usuários: bronze, prata e ouro. Algumas ações digitais só são possíveis se você tiver determinado grau de verificação. Todas as contas são criadas no nível bronze, em que é possível acessar serviços digitais, realizar prova de vida com reconhecimento facial e fazer login com biometria do celular. 

Já com a prata, é possível utilizar serviços de assinatura eletrônica, habilitar a autenticação em duas etapas e compartilhar dados e documentos digitais. A conta ouro tem as mesmas vantagens da prata, porém, apresenta o nível de segurança máximo oferecido pela plataforma. 

No Tutorial desta edição, você aprenderá a mudar sua conta gov.br de bronze para prata. Existem duas maneiras de fazer isso, porém, será destacada a forma que é realizada a partir do reconhecimento facial oferecido pelo aplicativo, que compara os dados cadastrados na sua Carteira de Habilitação (CNH).

Passo a passo

/// Passo 1: Abra o aplicativo e, no painel superior, clique em “Aumentar nível”. 

Gov.br / Reprodução
Passo 1.

/// Passo 2: Clique em “Aumentar Nível da Conta” na nova aba. 

Gov.br / Reprodução
Passo 2.

/// Passo 3: Clique em “Fazer reconhecimento facial” e realize a leitura de face seguindo as instruções que aparecerão na tela. Pronto! Agora você tem uma conta nível prata. 

Gov.br / Reprodução
Passo 3.
Gov.br / Reprodução
Pronto! Sua conta está em nível prata.

E tem mais:

Para mudar sua conta de nível prata para ouro, o processo é exatamente o mesmo. Porém, é necessário um intervalo de tempo depois de alterá-la para prata para que consiga fazer esse procedimento. Nesse caso, as informações coletadas pelo reconhecimento facial são comparadas com as presentes no seu cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Produção: Elisa Heinski




MAIS SOBRE

Últimas Notícias