Tutorial
Aprenda a identificar uma fake news na internet
O Tutorial desta edição te ensina alguns sinais que podem ajudar a desmascarar uma notícia falsa online
O termo fake news, que significa notícia falsa em português, se popularizou nos últimos anos pela crescente distribuição de conteúdos irreais publicados na internet. Pode ser por mensagem no WhatsApp, na linha do tempo do Facebook ou até em um story do Instagram. As notícias falsas podem ser distribuídas em qualquer rede social. E há inclusive quem lucra com esse tipo de conteúdo, por meio da monetização de cliques. Por isso, o Tutorial desta edição te ensina alguns sinais que podem ajudar a identificar uma notícia falsa online.
Confira algumas dicas
De olho no link
/// Um dos indicativos de que uma notícia pode não ser confiável é o link em que ela foi publicada. Procure sempre pesquisar a origem e o nome do site. Por exemplo, sites do governo têm o domínio .gov em sua barra de pesquisa. Para conferir se o site em que você encontrou a notícia é seguro, utilize o recurso criado pela empresa de riscos digitais Axur, chamado de Posso Confiar. Nessa plataforma, basta colar o link em que você está com dúvida que ela dirá se ele é ou não confiável. Acesse possoconfiar.com.br. E, te liga, essa dica também vale para evitar golpes digitais!
Atenção no encaminhado com frequência
/// Se você receber fotos e vídeos que tenham o selo de “encaminhado com frequência” no aplicativo de mensagens WhatsApp, tenha cuidado. Isso significa que muitas pessoas compartilharam aquela informação, e não é possível identificar quem escreveu ou criou aquela notícia. Também duvide de mensagens acompanhadas de títulos muito chamativos, sem datas e com erros de ortografia.
Fique de olho na data de publicação da notícia
/// A data de publicação é uma informação importante na hora de checar a veracidade de uma notícia. Muitas vezes, a informação pode até ser verdadeira, mas tirada de contexto. É o exemplo de muitos vídeos que circularam durante a enchente de maio, que eram de inundações ocorridas em outros países e em outras épocas.
Agências de checagem
/// Uma forma de sempre estar ligado se uma notícia é falsa ou não é acompanhar agências de checagem. Essas agências, que podem ser comandadas por veículos de comunicação, analisam a veracidade das notícias que estão circulando na internet. Cada agência tem o seu próprio método de checagem e pode, inclusive, classificar as informações. É o caso do Projeto Comprova.
/// O Comprova é uma iniciativa colaborativa entre 42 veículos de comunicação do Brasil, incluindo GZH, do Grupo RBS. No site projetocomprova.com.br é possível encontrar diversas notícias que foram analisadas, que estão divididas entre as categorias:
– Enganoso: informações tiradas de contexto, com dados imprecisos e com conteúdo que confunde.
– Falso: conteúdo inventado ou que tenha sido modificado para espalhar deliberadamente uma notícia falsa.
– Sátira: memes, paródias e imitações que podem ter sido tomadas como verdade pelo interlocutor.
– Comprovado: conteúdo verdadeiro, que ocorreu de fato.
/// Também é possível enviar sugestões de checagens para o WhatsApp do Comprova, pelo número (11) 97045-4984
#FicaADica
Ficou na dúvida se a informação é real? Não compartilhe!