Eu Sou do Samba
Quadra da escola de samba Unidos do Guajuviras, em Canoas, também abriga orquestra formada por jovens da comunidade
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as quintas-feiras
A coluna Eu Sou do Samba encerra 2024 destacando uma iniciativa pra lá de especial da Unidos do Guajuviras. A escola de samba de Canoas conquistou em outubro o título de Ponto de Cultura, reconhecendo o trabalho que realiza pela comunidade local.
E não é só no tamborim e no surdo que a magia acontece. Quem entra na quadra da agremiação às terças e quintas pode até dar uma travada de surpresa: ao invés de samba no pé, o que ecoa pelo espaço são os sons de flautas, violinos, violas e violoncelos. É que, nesses dias, a quadra vira palco dos ensaios da Camerata de Cordas, uma parceria com a Escrifas Arte e Educação que, através da música, transforma a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
— Hoje, nossa Camerata de Cordas já atende cerca de 40 alunos das redes municipal e estadual de Ensino. Tudo gratuito — comemora o presidente Marcio Rodrigues.
Sob a batuta do professor Alex Gonzaga, diretor da Escrifas, os alunos já conquistaram o coração de muitos com suas apresentações. A mais recente ocorreu na última sexta-feira, durante o evento Natal da Transformação, da prefeitura de Canoas, na Praça do Avião.
Curtiu e quer fazer parte? As informações sobre inscrições podem ser obtidas por meio do número (51) 98310-4243. Ou melhor ainda: dá uma passada na quadra da Unidos do Guajuviras e conheça de perto esse e outros projetos que a escola promove. O endereço é Avenida 17 de Abril, 81. Pelo Instagram, basta seguir o perfil @unidosdoguajuvirasoficial.
— Acreditamos que, prestes a completar 34 anos de história (no dia 6 de janeiro de 2025), não existe melhor presente do que nos tornarmos Ponto de Cultura — afirma Marcio, ressaltando:
— A gente está na ativa o ano inteiro. Tem ação na Páscoa, no Natal, no Dia das Crianças, Campanha do Agasalho... Sempre buscando uma contrapartida para a comunidade. Durante a enchente, por exemplo, fomos ponto de arrecadação com o apoio de muitos parceiros.
Natal Solidário
Na última segunda-feira, foram distribuídos lanches, doces, refrigerantes e mais de 400 brinquedos para as crianças das comunidades próximas ao Complexo Cultural do Porto Seco. A ação integrou a campanha Natal Solidário, promovida pela recém-eleita Corte do Carnaval.
Por falar em Porto Seco...
Faltando pouco menos de três meses para o início dos desfiles de Porto Alegre, equipes da prefeitura e Brigada Militar fizeram a primeira vistoria no Porto Seco. Participaram representantes das secretarias da Cultura, Administração, Serviços Urbanos, Obras, Saúde, Desenvolvimento Econômico, além do DMLU, Defesa Civil e Guarda Municipal. As Ligas carnavalescas também acompanharam a visita, realizada no último dia 17.
— Identificamos a necessidade de melhorias na área do sambódromo, como limpeza, capina, pintura, iluminação e a reforma de gradis quebrados — disse a secretária municipal de Cultura e Economia Criativa, Liliana Cardoso.