Mobilidade
Baixa oferta de ônibus prejudica moradores de Eldorado do Sul
Estudantes e trabalhadores que se deslocam a Porto Alegre esperam até uma hora para por transporte. Empresa e Metroplan prometem novas linhas


Moradores e estudantes de Eldorado do Sul têm enfrentado uma dificuldade diária devido à baixa oferta de linhas de ônibus entre Eldorado do Sul e Porto Alegre. Fora dos horários de pico, as viagens são feitas apenas de hora em hora, gerando transtornos para quem precisa trabalhar ou estudar na Capital.
Moradora do município, a bancária Lilian Lemos, 58 anos, vive esse problema todos os dias. Para chegar no trabalho, em Porto Alegre, ela precisa pegar o ônibus das 11h, a tempo de entrar às 12h45min. Quando perde esse, precisa esperar o das 12h e sabe que vai se atrasar.
— A população acaba tendo que se adequar aos horários da empresa de ônibus. Se eu perco o das 11h, já sei que vou pegar um Uber para conseguir chegar no horário — relata.
Ela mora em Eldorado do Sul há 16 anos e conta que a situação piorou muito depois da enchente. Antes, a frequência das viagens era a cada meia hora fora dos horários de pico. Na sua avaliação, isso era suficiente para atender a demanda:
— Agora está bem ruim, bem complicado.
Problema para estudantes
Na Escola Estadual de Ensino Normal 1º de Maio, no bairro Navegantes, em Porto Alegre, o problema desafia a direção. Os alunos que vêm de Eldorado do Sul têm duas alternativas: ou aguardar quase uma hora para pegar a condução ou sair antes do fim da aula.
— Esse é o nosso principal desafio hoje, porque os alunos pedem para sair antes. A outra opção seria a gente ficar muito mais tempo na escola para aguardar o ônibus com eles. E muitos de nossos alunos trabalham, então a gente fica nessa situação — conta a diretora Joice Mello.
O presidente do grêmio estudantil da escola, Nicolas Corrêa Fortes, 17 anos, reforça os prejuízos para os alunos.
— A nossa aula teria que ser até 12h30min, mas a gente tem que sair antes para conseguir pegar o que passa às 12h15min na parada em frente a nossa escola. O ideal seria ter mais ônibus nesse horário — avalia.
Novos horários são discutidos
Segundo o gerente de operações da empresa Expresso Rio Guaíba, Flavio Piccolli, a redução na oferta de viagens entre Eldorado do Sul e a Capital se deve à diminuição da demanda após a enchente.
Em abril do ano passado, a empresa transportava entre 4,7 mil a 4,8 mil passageiros por dia. Hoje, são de 3,6 mil a 3,8 mil diariamente.
— A gente precisaria ter cerca de 900 passageiros por dia a mais para voltar ao fluxo de antes — afirma.
O gerente ressalta que atualmente tem 11 horários a menos do que no período anterior às chuvas e que o intervalo de uma hora entre as viagens ocorre apenas fora dos períodos mais movimentados.
A partir de uma solicitação da prefeitura, a empresa discute com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) a implementação de novos horários para atender à demanda.
A Metroplan afirma que, desde o fim de março, há cinco novos horários operando entre Eldorado e a Capital.
A empresa promete que oito novas viagens devem começar a rodar a partir do dia 12 de maio. Porém, a continuidade das linhas vai depender de um estudo de viabilidade que será concluído após 30 dias.
*Produção: Guilherme Freling