Chegada à Capital
Começam as obras no corredor de acesso, em Porto Alegre; tráfego terá restrições
Estrutura foi construída de forma emergencial na enchente de 2024, mas após decisão de deixá-la permanente, prefeitura quer acabar com o cenário de improviso no local


A prefeitura de Porto Alegre começou, nesta segunda-feira (21), as obras no corredor de acesso localizado na entrada da cidade. O trecho liga a Avenida Castello Branco à elevada da Conceição, em direção ao túnel.
O trânsito no trecho — de cerca de 400 metros — será impactado (veja as alternativas abaixo).
A obra tem como objetivo melhorar o corredor de acesso, erguido provisoriamente durante a enchente que atingiu a Capital em 2024, mas que acabou permanecendo após a catástrofe climática.
Durante os serviços, com duração estimada em seis meses, o fluxo não será totalmente interrompido. Haverá, contudo, restrições parciais em determinados momentos, à medida que as obras avançarem.
A primeira etapa dos trabalhos ocorre na Avenida Júlio de Castilhos, junto ao corredor, quando será removido o canteiro central embaixo do viaduto Thompson Flores. O meio-fio será instalado na esquina com a Rua da Conceição.
Na sequência, o próprio corredor terá obras, com guarda-corpo, cerca e jardinagem. A chegada pela Castello Branco terá estreitamento junto ao acesso ao corredor, ficando somente uma faixa liberada.
A prefeitura fará nova pavimentação no trecho, além do alargamento da pista e novo calçamento próximo à Avenida Farrapos.
O início dos trabalhos contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e secretários municipais.
Rota alternativa
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recomenda que os motoristas utilizem rotas alternativas durante o período da obra. Para quem vem do Vale do Sinos e de Canoas, as avenidas Farrapos e a Zaida Jarros, e a BR-116, na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, são as opções.