RETRATOS DA VIDA
Cecoflor: esporte, saúde e amizade na zona norte de Porto Alegre
As atividades têm como objetivo promover bem-estar, melhorar a qualidade de vida e ampliar a convivência na comunidade

Aos 73 anos, Gilaine Seidel fala do Centro de Comunidade Vila Floresta (Cecoflor), na zona norte da Capital, com a segurança de quem fez do espaço uma parte essencial da própria rotina. Frequentadora desde os quatro anos da filha, que hoje tem 50, ela encontrou no local novos amigos, atividades que a motivam e uma sensação de pertencimento que faz diferença no dia a dia.
O Cecoflor integra a rede de 20 centros de atividades físicas mantidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Porto Alegre (Smel) e oferece uma programação variada e gratuita voltada a moradores do bairro e arredores, de todas as idades. O câmbio, modalidade semelhante ao vôlei, mas adaptado para a participação de pessoas mais velhas, é um dos compromissos que Gilaine mantém no local.
– Tenho uma filha que mora no Canadá, não tenho mais ninguém aqui, então esse lugar virou minha casa. A gente se reúne, conversa e se diverte – resume.
Ela participa do câmbio há dois anos, desde o início da oferta da modalidade no espaço. O jogo, garante, vai muito além do exercício físico. Em cada partida, ela encontra risadas, desafios e, principalmente, companhia.
– A verdade é que eu jogo tri mal, mas é muito gostoso participar. O pessoal até briga comigo, mas o meu objetivo aqui é me divertir. Faço mais pontos do que pego na bola – brinca.
Para todos
Além do câmbio, Gilaine participa de outras atividades, de segunda a sexta-feira. Ela faz musculação três vezes por semana e dança nos demais dias. Entre outras modalidades oferecidas no Cecoflor estão alongamento, ginástica, GAP, taekwondo, caminhada, futebol, ginástica funcional, ritmos e bocha.
Segundo a Smel, a proposta é que o espaço funcione como um ponto de promoção da saúde e bem-estar da comunidade. A rotina no centro, no entanto, não se resume ao exercício físico. Gilaine reforça que a existência de um espaço como o Cecoflor, totalmente gratuito, é fundamental.
– Toda minha diversão é aqui. Eu não tenho condições de fazer outras coisas fora. Como eu disse, é uma terapia. Se eu não tivesse esse lugar, poderia estar deprimida – relata ela.
Inscrições
/// As inscrições podem ser feitas diretamente no Cecoflor (Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor) ou pelo telefone (51) 3289-8943.
/// É necessário apresentar um documento com foto e verificar a disponibilidade das atividades escolhidas.
/// Algumas modalidades, como musculação e ritmos, possuem limite de participantes.
Festa de natal
/// No dia 6 de dezembro, a partir das 14h, o Cecoflor promove uma festa de Natal aberta a frequentadores, familiares e moradores da região.
/// A programação inclui apresentações esportivas e artísticas, bocha sobre a grama, brinquedos infláveis, pintura no rosto, feira de artesanato e a presença do Papai Noel, com entrega de presentes para todas as crianças.
Produção: Henrique Moreira