Notícias



Região Central

Vídeo mostra ação da BM que terminou na morte de homem em Santa Maria 

Vítima, identificada como Paulo José Chaves dos Santos, 35 anos, estaria em surto e teria tentado agredir os brigadianos com um martelo

14/01/2026 - 18h51min


Duda Romagna
Duda Romagna
Enviar E-mail

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que policiais militares chegam para atender uma ocorrência no bairro Tancredo Neves, em Santa Maria, na Região Central, na última terça-feira (13). A abordagem resultou na morte de Paulo José Chaves dos Santos, 35 anos, atingido por um disparo. A corporação havia sido acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica.

Segundo a Polícia Civil, a Brigada Militar foi chamada por volta das 6h, após familiares relatarem que Paulo estaria em surto, ameaçando parentes e quebrando móveis dentro de casa. A família informou que ele era diagnosticado com esquizofrenia, não estava usando os medicamentos controlados e estaria sob efeito de álcool.

De acordo com o registro da ocorrência, quando a viatura se aproximou do local, o homem teria se debruçado no veículo e perguntado quem havia chamado a polícia. Na sequência, ele teria pegado um martelo e avançado em direção aos policiais.

Um segundo policial, que estava no banco do carona, desembarcou da viatura e efetuou três disparos. Um dos tiros atingiu Paulo, que caminhou por alguns metros e caiu, morrendo no local. Uma câmera de segurança registrou parte da ação (veja acima).

Vizinhos que ouviram os disparos, mas preferem não se identificar, disseram que conheciam Paulo e que ele tinha uma boa relação com todos na comunidade.

— Abri a porta e vi a senhora gritando: 'você matou meu filho, não era para matar ele, eu não te chamei para matar meu filho'. E ela gritava, a mãe dele — disse um dos vizinhos.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte e recolheu as armas dos policiais militares para perícia. O delegado de Homicídios de Santa Maria, Adriano de Rossi, afirmou que a investigação está em andamento.

— Ele estava incomodando, estava em surto e estava ameaçando os familiares. A princípio não teria agredido nenhum familiar. Nós vamos ouvir os familiares também deste homem e coletar imagens de câmera, enfim, aguardar os laudos que nos deem subsídios para a gente ter uma conclusão final do inquérito policial — disse o delegado.

Em nota, a Brigada Militar informou que abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos agentes. A corporação analisa vídeos e outros elementos da ocorrência. A BM também lamentou o episódio, manifestou solidariedade aos familiares e afirmou que "os fatos estão sendo rigorosamente apurados".

O que diz a Brigada Militar

A Brigada Militar instaurou Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do óbito de um homem de 35 anos, ocorrido na manhã desta terça-feira (13/11), no município de Santa Maria, durante o atendimento de uma ocorrência de violência doméstica entre irmãos.

Preliminarmente, vídeos indicam que o cidadão caminhou em direção à viatura policial e, momentos depois, por circunstâncias que ainda estão sendo investigadas, um policial militar desembarcou do veículo e efetuou o emprego de recurso letal para conter o indivíduo, que teria investido contra o agente.

O local foi isolado e preservado, sendo realizada a perícia técnica. As armas de fogo e o objeto que estava em posse da vítima foram apreendidos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias