Cultura
Em Canoas, competição de poetas desenvolvida pelo coletivo Entreverbo contou com cerca de 80 participantes
O vencedor da edição foi o poeta DKG, que, além de receber um prêmio de R$ 400 e um kit com três livros de poesia, garantiu vaga no Slam Conexões, competição estadual
A final do projeto Slam Entreverbo – Travessia entre oralidade e escrita reuniu 10 competidores, no dia 17 de junho, em Canoas. Trata-se de uma competição de poesia falada, que liga a performance e o engajamento do público. O evento foi realizado na região central da cidade, na Praça da Bandeira, junto à Estação da Trensurb Canoas.
As fases classificatórias para a final ocorreram entre abril e maio nos bairros Guajuviras, Mathias Velho, Rio Branco e Niterói, com cerca de 20 competidores em cada um dos quatro encontros.
No slam, os poetas – conhecidos como slammers – apresentam textos autorais de forma intensa e envolvente enquanto são avaliados por um júri composto por pessoas da plateia. Inicialmente, a ideia era ter 10 slammers finalistas, mas, por questões pessoais, três competidores não puderam participar.
Na final da competição, os apresentadores, também chamados de slammasters, foram Jonatan O. Borges e Mariana Marmontel.
Contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da prefeitura de Canoas, o projeto foi comandado pela editora Entreverbo, coletivo que atua desde 2013 no município.
— O slam chegou ao Estado em 2017 e muitas outras cidades e regiões possuem esse tipo de competição, mas sentíamos falta disso aqui em Canoas, daí surgiu a nossa ideia. Então resolvemos fazer o nosso, visando engajar o público em geral, mas principalmente os mais jovens — comenta Henrique Veber, editor executivo do coletivo e editora Entreverbo.
LEIA MAIS:
Inclusão digital ajuda a mudar vidas na Capital
Estudantes arrecadam tampas de garrafas PET para financiar castração de animais em situação de rua
Pessoas e animais em situação de rua recebem comida e atendimento de saúde
Premiação
O vencedor da edição foi o slammer DKG, 34 anos, que, além de receber um prêmio de R$ 400 e um kit com três livros de poesia, garantiu vaga no Slam Conexões, competição estadual. O vice, Jovem Preto Rei, 23 anos, recebeu o mesmo kit de livros. Já o terceiro colocado, o poeta Dickel, 22 anos, foi premiado com um livro de poesia da editora Entreverbo.
Agora, após o final do torneio, está sendo produzido um livro com os poemas de todos os slammers que participaram da competição, fazendo jus ao título do projeto: a transição da poesia oral para a escrita.
De acordo com Henrique, o livro deve ser lançado em agosto e terá distribuição gratuita.
— Estou muito feliz com esta primeira edição do Slam Entreverbo, conhecemos excelentes slammers e sabemos que tem muito a crescer na cidade. Agora, no segundo semestre, vamos nos dedicar a levar o Slam para as escolas do município, para que este movimento seja mais conhecido e que mais jovens possam desfrutar desta coletividade que possibilita a livre expressão, a escuta ativa e o aprender em comunidade – comenta, Henrique, orgulhoso da iniciativa.
O cotidiano em poesia
O slam, em geral, costuma apresentar vozes de resistência, com versos inspirados, por vezes, pelo rap, somando com as experiências de vida de cada participante. Em Canoas, um dos slammers que segue por essa linha é o poeta DKG, o grande vencedor da competição. Com vasta experiência, produzindo músicas desde 2009 e competindo em diversos slams – inclusive, sendo finalista na competição gaúcha de slam, em 2022 – o artista costuma abordar questões sociais e motivar seu público.
— Abordo temas cotidianos, como racismo, saúde mental, educação, além de falar sobre esperança, conquistas, superação e perseverança. O projeto que desenvolvo atualmente se chama A Teoria do Ponto Final, que fala sobre reinício, recomeço em seus planos, sonhos e objetivos — conta DKG.
O campeão da competição também avaliou o projeto de poesias realizado em Canoas:
— O Slam entreverbo é uma iniciativa nova que trouxe uma proposta muito positiva para a cidade.
Confira os slammers participantes:
/// DKG (campeão)
/// Jovem Preto Rei (vice-campeão)
/// Dickel (terceiro colocado)
/// Xirupank
/// Maicon PNA
/// Fernandinho
/// Poeta de Cartel
Produção: Leonardo Bender