Oportunidades
Saiba quais seleções utilizam a nota do Enem
Desempenho no exame é critério em programas federais voltados à educação superior. Com boas notas, as portas se abrem
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e por meio dele instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo é realizado duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre letivo. A cada edição, as universidades que optam por participar do Sisu divulgam as vagas ofertadas. São selecionados os candidatos mais bem classificados no exame nacional. Algumas adotam pesos diferentes para cada prova - o sistema faz automaticamente o cálculo e gera uma nova nota.
Quem pode participar
Candidatos do Enem que não tenham zerado a redação. Há instituições participantes
do Sisu que disponibilizam, além da ampla concorrência, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas.
Inscrição
Gratuita, no site sisu.mec.gov.br, em uma única etapa.
PROUNI
O Programa Universidade para Todos concede bolsas integrais e parciais (50%) em cursos de graduação e técnicos de instituições privadas. É preciso média de 450 pontos nas provas do Enem e não ter zerado a redação.
Quem pode participar
Quem atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ensino Médio completo na rede pública ou completo em escola privada como bolsista integral.
- Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista integral dessa escola.
- Ser pessoa com deficiência.
- Professor da rede pública em exercício na educação básica e no quadro permanente da instituição. Pode concorrer a bolsas somente em licenciaturas.
Renda para bolsas
Integrais - Renda familiar bruta mensal de até um 1,5 salário mínimo por pessoa.
Parciais - Renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Inscrição
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil é destinado a financiar a graduação. O estudante pode solicitá-lo em qualquer período do ano. As condições de pagamento são: durante o período de duração do curso, o beneficiado pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150, referente a juros incidentes sobre o financiamento (fase de utilização). Após a conclusão do curso, ele terá 18 meses para recompor seu orçamento, pagando, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento (fase de carência).
Encerrado o período de carência, o saldo devedor será parcelado em até três vezes o período financiado da duração regular do curso (fase de amortização). A taxa de juros é de 6,5% ao ano.
Quem pode participar
Estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições do programa.
Inscrição
CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Oferece bolsas de intercâmbio para pesquisas no Exterior. Estão previstas as modalidades Graduação, Tecnólogo, Desenvolvimento Tecnológico (treinamento e aperfeiçoamento, por estágios e cursos), Doutorado Sanduíche, Doutorado Pleno, Pós-doutorado e Mestrado Profissional. Somente graduação e tecnólogo utilizam o Enem.
Quem pode participar
Para a graduação, o candidato precisa ser brasileiro (ou naturalizado), estar matriculado em instituição de Ensino Superior, ter conseguido no mínimo 600 pontos no Enem (exames a partir de 2009), bom desempenho acadêmico e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso. Para o tecnólogo, o candidato precisa estar matriculado em curso superior de tecnologia, ter cursado no mínimo um semestre e estar, no máximo, no penúltimo semestre do curso no início da viagem, proficiência no idioma do país de destino e bom desempenho acadêmico.
Inscrição
ESTUDAR EM PORTUGAL
A Universidade da Beira Interior, a Universidade de Coimbra, e a Universidade do Algarve utilizam as notas do Enem no processo de seleção de brasileiros. As anuidades variam de 1,7 mil a 7 mil euros. Há bolsas parciais. Os institutos politécnicos de Beja (IPBeja) e o de Leiria também consideram a nota. O de Beja abre seleção neste mês.
Quem pode participar
Alguns cursos dão peso maior a determinadas provas. O candidato precisa ter feito uma média de 500 pontos no Enem para a Universidade da Beira Interior, de 600 pontos para a Universidade de Coimbra e de 500 pontos na redação e pelo menos 475 nas provas objetivas para estudar na Universidade do Algarve.
Inscrições
- Beira Interior: brasil.ubi.pt
- Universidade de Coimbra: uc.pt
- Universidade do Algarve: ualg.pt
- Instituto Politécnico de Beja: portal.ipbeja.pt
- Instituto Politécnico de Leiria: ipleiria.pt
Em vídeos, confira o que pode cair nas provas do Enem: