Papo sério
Doenças sexualmente transmissíveis: conheça os sintomas e previna-se
Doenças sexualmente transmissíveis, comumente chamadas de DSTs, são aquelas que se espalham durante o sexo sem proteção (camisinha). Você pode adquirir durante qualquer atividade desse tipo que envolva a boca, o ânus, a vagina ou o pênis.
São doenças graves que necessitam de tratamento. Algumas, como o HIV, não podem ser curadas. Outras, quando não são diagnosticadas logo, podem levar a um câncer de colo de útero, como o HPV em mulheres. Ao aprender mais, você pode descobrir maneiras de se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.
Leia outras colunas de Falando de Sexo
No entanto, às vezes, não há sintomas aparentes. E, se eles estão presentes, podem incluir uma ou mais das seguintes opções: feridas ou verrugas perto da boca, do ânus, do pênis ou da vagina. Inchaço ou vermelhidão perto dos órgãos sexuais femininos
e masculinos.
Alerta para buscar orientação
Também são sinais de alerta, se você perceber: erupção cutânea, dor ao urinar, perda de peso, fezes alteradas, suor noturno, dores, febre, calafrios e amarelecimento da pele. Há casos em que o corrimento vaginal ou do pênis podem ter um odor.
Também pode ocorrer o seguinte: sangramento da vagina fora do período menstrual, sexo doloroso e coceira intensa perto do pênis ou da vagina. Para saber se você tem uma DST, fale com o seu médico e nunca se automedique!
Sexo fora da cama: encontre seu local perfeito
Papo sério
Camisinha é fundamental, sim. Os órgãos de saúde não investem em levar informações só para amedrontar as pessoas, mas para ajudá-las a se cuidar e evitar doenças.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assuntos, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br