Entretenimento



Falando de Sexo

Por que é tão importante fazer a higiene íntima depois da transa

Mas será que esse ritual pode ser deixado para o dia seguinte após a relação?

29/12/2015 - 20h01min

Atualizada em: 29/12/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Lingerie Indecence / Divulgação

Também acho que sexo é para ser sem frescura, mas a minha mulher nunca gostou muito. Tenho 44 anos, e ela, 39. Estamos casados há 11, e, assim que acaba a transa, ela corre para o banheiro. É preciso se lavar logo que termina o sexo, ou dá para esperar até o dia seguinte?

Não uso pílula nem camisinha, porque li que, se eu tomar banho após a relação sexual, não tem perigo. Será que posso engravidar?

Tomar banho após a relação é necessário, mas não precisa sair correndo para o banheiro! Higienizar o órgão sexual depois da transa ajuda a evitar, principalmente, infeções causadas por fungos, como a candidíase, além de remover resíduos do sêmen e excesso de lubrificante da camisinha.

Caso você não tenha usado preservativo, a higiene serve para retirar o muco da lubrificação natural da vagina junto com resíduos de secreção espermática, que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.

A flora bacteriana nos tecidos do pênis e da vagina aumenta após a relação sexual, principalmente próximo do período menstrual. Caso essa flora esteja modificada, há riscos de transmissão de doenças.

A higiene pode ser feita até em poucas horas após a relação e não precisa ser imediata, mas nunca no dia seguinte!

Eles também

E atenção: o banho não faz milagres! Se houve ejaculação na vagina, os espermatozoides já estão dentro do útero poucos segundos depois, trazendo risco de gravidez.

Falando em higiene, os homens devem aparar os pelos pubianos, lavar bem o pênis, puxando a pele para trás, secar as dobras e laterais para diminuir as infecções e lavar as mãos antes de ir ao banheiro, para não passar bactérias ao pênis - e depois, claro.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva parafalandodesexo@diariogaucho.com.br

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias