Estrelas da Periferia
Conheça Yago, o funkeiro da Restinga que conquistou a criançada
MC da Zona Sul de Porto Alegre começou no funk ousado, mas ganhou destaque ao percorrer escolas da Capital com canção que combate o uso de drogas
Morador da restinga Nova, na Zona Sul da Capital, o jovem Yago Alexandre da Rosa, 18 anos, teve todo o berço para seguir no mundo musical. Desde cedo, compunha despretensiosamente para dois primos, um que canta funk, o MC ALiga e para outro, que canta música sertaneja. Dos tios, vêm a influência da música nativista, já que as reuniões da família são regadas a longas rodas de violão.
- Eu escrevia direto para eles, achava legal, meus tios incentivavam. Em um certo momento, comecei a me interessar pelo mundo da música, tenho facilidade de escrever, achei que poderia seguir carreira - conta o hoje MC Yago.
Yago, que começou a carreira em novembro de 2012, logo chamou a atenção no circuito do funk. Com letras com alguma ousadia e pitadas de bom humor, como ele define, ele lançou canções que caíram no gosto do público, como Ela Brinca com o Bicho.
Drogas, nem pensar
Mas foi uma parceria com outro funkeiro da Tinga, MC Didio, que já teve sua história contada aqui na seção, que fez Yago ser reconhecido por outro público: as crianças. Em parceria, a dupla gravou a canção Careta do Gato Assustado. Por conta da canção, os funkeiros percorreram várias escolas públicas da Capital, em palestras e shows.
- Em um trecho da música, a gente fala da importância de não usar drogas. E o retorno foi muito legal, ficava sem palavras quando recebia o carinho deles - relembra.
Leia outras histórias de Estrelas da Periferia
Em 2014, o jovem funkeiro ganhou um concurso de MCs em Porto Alegre, e sua agenda começou a se expandir, fazendo shows em comunidades e na Região Metropolitana. Para 2016, o sonho do jovem é gravar clipe da mais recente canção, O Teu Sonho de Consumo.
<TITULO COLUNA 1>
Pitaco de quem entende
O produtor artístico Adriano Brasil fala sobre MC Yago:
- É importante que ele tenha iniciativas como a de percorrer escolas para divulgar um funk bem-humorado, sem letras pesadas, para a gurizada. Tem um bom vocal, que mantenha sempre o foco.
<TITULO COLUNA 1>
Leia mais sobre famosos e entretenimento
Aqui, o espaço é todo seu!
- Para falar com Yago, ligue para 8654-9169.
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.