Televisão
Cercado de expectativa, final de "A Regra do Jogo" é mantido em segredo
Autor mantém mistério sobre desfecho de "A Regra do Jogo" e atores ainda gravam cenas nesta sexta-feira
Assim como a estreia, o final de A Regra do Jogo (RBS TV, 21h15min) também está cercado de expectativa. Desta vez, não porque o público está esperando ansiosamente por uma grande novela, mas apenas pela curiosidade em saber o desfecho dos personagens principais. O autor, João Emanuel Carneiro, tenta a todo custo manter o sigilo sobre o fim, mesmo sabendo que sua trama não conseguiu repetir o feito de seu trabalho anterior, o fenômeno Avenida Brasil (2012).
Carneiro e a diretora de núcleo Amora Mautner criaram até um esquema policial especial para garantir que o telespectador só saiba dos acontecimentos finais da novela quando o capítulo for ao ar. Para isso, alguns atores ainda gravam cenas nesta sexta-feira.
– Somente eu, o João (Emanuel Carneiro) e o editor sabemos como ela termina. Nem o elenco, a equipe e os diretores têm essa informação – diz Amora.
Leia também
No "Mais Você", Susana Vieira dá pistas sobre final de "A Regra do Jogo"
Os altos e baixos de "A Regra do Jogo"
Ana Paula, do BBB16, e Susana Vieira terão quadros no "Vídeo Show"
Um dos mistérios dessa reta final é o assassinato de Gibson (José de Abreu). Carneiro escreveu mais de uma versão, e três personagens terão cenas gravadas. Segundo a jornalista Patricia Kogut, de O Globo, Renata Sorrah (Nora), Oscar Magrini (Régis), Deborah Evelyn (Kiki) e Barbara Paz (Nelita) estão escalados para trabalhar nesta manhã.
Os destinos de Romero Rômulo (Alexandre Nero), Atena (Giovanna Antonelli) e Zé Maria (Tony Ramos) também são mantidos em sigilo, e poucos profissionais receberam os capítulos completos que incluem as cenas secretas.
Fórmula repetida e violência exacerbada
Todo esse esquema para manter o segredo aguça a curiosidade do público, que embarcou mesmo na história criada por Carneiro apenas neste último mês. Foi a partir da virada de Toia (Vanessa Giácomo) que os índices de audiência começaram a subir, chegando a ter picos de 35 pontos em Rio e São Paulo –meta almejada para as novelas das nove. Antes disso, teve média de 25 no Painel Nacional do Ibope (cada ponto equivale a 684,2 mil espectadores).
Em entrevista à Folha de S.Paulo no último sábado, Carneiro disse que desta vez precisou preservar na história.
– Aprendi a insistir na minha ideia, a ter perseverança, o que não precisei nas outras novelas, que já foram sucesso logo de cara – afirmou.
O crescimento nos índices de audiência veio justamente quando o foco da novela ficou na trama principal, com as paralelas permanecendo em segundo plano. Para o crítico de TV e autor do Almanaque da Telenovela Brasileira, Nilson Xavier os principais erros do autor em A Regra do Jogo foram repetir a mesma fórmula de suas tramas anteriores e ter histórias secundárias fracas.
– Esse realismo exacerbado, com favela e mau-caratismo, já cansou o público. Por mais original que seja a trama central, o autor repetiu uma fórmula que já se mostrou falha nas novelas que a antecederam. Acho que A Regra do Jogo entrou em um momento errado. Aliás, acho que ela nem deveria ter sido uma novela das nove. Talvez, se tivesse sido uma novela curta de trama única ou uma série, funcionasse melhor – argumenta Xavier.
A Regra do Jogo
Último capítulo da novela, sexta-feira, às 21h15min. RBS TV