Cultura popular
Nada de sofá! Veja seis opções de diversão gratuita na quarta-feira
O Diário Gaúcho percorreu locais em Porto Alegre e em Canoas e constatou que o dia oferece opções de música, baile, bate-papo e exposições, tudo com entrada franca.
Se você acha que a quarta-feira ainda é o dia do sofá, não sabe o que está perdendo! O dia, que ficou consagrado como aquele tradicional de ficar em casa, quietinho, namorando, tem apresentado, pelo menos, seis opções de shows, bailes e bate-papos animados com figuras ilustres em Porto Alegre e Canoas. E o melhor em tempos de crise: é tudo de graça! Tem gente que já está aproveitando. Tá esperando o que para se levantar do sofá?
Público vai atrás
No Canoas Shopping, a voz potente de Lindseyara, da Leões & Poetas, embala o casal apaixonado por música: enquanto o aposentado Vanderlei Fernandes, 63 anos, toma seu chope, a dona de casa Mariane Stieb, 35, vai de água mineral ao som de sucessos do pop rock e canções próprias do grupo. Não é à toa que o casal bate ponto por lá.
Centro cultural: conheça opções gratuitas de música de qualidade no coração de Porto Alegre
– A banda é maravilhosa! Viemos sempre, gostamos muito de música. Tem várias vantagens: não pagamos ingresso, e é um dia bom de dar uma saída no meio da semana. "Quebra" a rotina e dá uma relaxada – argumenta Vanderlei.
Todos ganham
Performática, a banda empolga a plateia com cerca de 100 pessoas, ciente de que a tarefa não é fácil.
– Concorremos com garfo, faca e comida, é quase desleal (risos) – brinca o outro vocalista, Matheus.
Na hora de preparar o menu, ou melhor o repertório, eles priorizam músicas mais leves para um ambiente, naturalmente, barulhento.
– Esse tipo de evento de graça atrai quem não tem grana ou que não sai na noite para ver a nossa apresentação. Tem gente que nos conheceu aqui e nos segue em outros lugares – comemora Lindseyara.
O happy hour dura cerca de duas horas, é bancado pelo shopping e conta com um público que vai de adolescentes até idosos, passando por casais e grupos de amigos.
Em Canoas
– O quê: happy hour
– Onde: na praça de alimentação do Canoas Shopping, Avenida Guilherme Schell, 6.750.
– Quando: quartas e sextas-feiras, a partir das 19h.
– Nesta quarta-feira, a atração é a banda Leões e Poetas.
Entre letras e livros
Não por acaso, o projeto da Fundação Sicredi, com recursos da Lei Rouanet, foi batizado de Quarta Cultural. Na Biblioteca do Sicredi, na Avenida Assis Brasil, há dois anos, o público acompanha, todas as quartas, às 13h, musicais, exposições ou bate um papo com figuras conhecidas como o escritor gaúcho Eduardo Bueno, o Peninha, do Extra Ordinários, do Sportv - a atração no dia 27 de julho.
Em um espaço intimista e, claro, cercado de livros, o argentino Derly Oviedo, radicado em Porto Alegre, apresenta chacareras, chamamés e milongas. A menos de 1m, fica a plateia, em sofás ou até de pé, assistindo à apresentação que vai de 40 minutos a uma hora.
Derly, após a apresentação, se mostrava satisfeito e surpreso com a experiência de tocar em um horário completamente inusitado.
– É a primeira vez que faço show neste horário. Esse formato é interessante, estar ao lado das pessoas possibilita uma relação diferente com o público. Aproveito o silêncio. E é um show bem diferente do noturno, preparo um repertório mais tranquilo – afirmou o músico.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sicredi, a data foi escolhida para dar um momento de relaxamento para colaboradores e para a comunidade e para "quebrar a semana"
Favorece
Moradores das redondezas do Jardim Lindóia e os trabalhadores do Centro Administrativo do Sicredi, por onde passam cerca de 2 mil pessoas diariamente, acompanham o espetáculo. Fã de eventos gratuitos, a aposentada Cleonice D'Avila, 70 anos, do Bairro Petrópolis, diz que o deslocamento valeu a pena:
– Gosto de músicos argentinos. Vou a quase todos os eventos de graça, e esse horário favorece muito.
– O quê: Quarta Cultural com shows, exposições, dramatizações e bate-papos
– Quando: todas as quartas-feiras, às 13h
– Onde: no Centro Administrativo do Sicredi, na Avenida Assis Brasil, 3.940.
– Hoje: peça Eu, Pessoa e Outros Eus com Jairo Klein, e exposição A Voz da Roupa, de Tiago Coelho e Régis Duarte.
"Para mim, é muito importante estar perto do público", diz Serginho Moah
Serginho Moah, vocalista do Papas da Língua, fez um de seus shows de sua carreira solo na Quarta Cultural, em maio (confira vídeo abaixo). Foi a oportunidade para fãs acompanharem de perto um dos grandes nomes do pop nacional. E a chance também foi comemorada pelo artista:
– Em minha aventura solo, foi uma experiência muito interessante. Para mim, é muito importante estar perto do público. Em épocas de comunicação via rede social, é fundamental receber a opinião das pessoas de uma maneira mais próxima.
Serginho Moah, sobre carreira solo: "Com a crise, tive que abrir uma torneira a mais"
Após o show, Serginho relembra que a tietagem foi grande e que comemorou o resultado da apresentação em um horário inusitado.
– As pessoas vem parabenizar, dizem que faltou essa ou aquela música. Foi ótimo. Eu estranho quando isso não acontece – explica o cantor, que não precisou adaptar seu repertório para um show no início da tarde, justamente pelo fato do som do Papas já ser mais leve e pop por natureza.
– Todas as quartas-feiras, acontece a Quarta Cultural, no Centro Administrativo do Sicredi, na Avenida Assis Brasil, 3.940, sempre às 13h, com entrada franca.
– Quem banca: Fundação Sicredi, com recursos da Lei Rouanet.
– Nesta quarta-feira, estará no local o ator Jairo Klein, que protagoniza a intervenção artística Eu, Pessoa e Outros Eus. No mesmo local, a exposição A Voz da Roupa, de Tiago Coelho e Régis Duarte.
Na tarde, baile sem pagar nada
No Bairro Santana, o tradicional baile da quarta-feira, que acaba tendo um público de 40 anos em diante, começa por volta das 15h30min, e vai até as 20h. Em maio deste ano, os frequentadores se depararam com uma novidade: a entrada passou a ser franca - até então, havia cobrança de ingressos.
Segundo a organizadora do evento, Lena Schimidt, alguns motivos a levaram a fazer a troca: a crise econômica e a possibilidade de trazer um evento gratuito no meio da semana, fugindo da concorrência com os demais eventos, concentrados, principalmente, de quinta-feira até domingo. Como os tempos andam bicudos, dona Lena conta que, muitas vezes, o evento não traz lucro.
– Acabo compensando com outros bailes que promovo. Mas, mesmo empatando, faço eles felizes e isso compensa tudo – afirma a experiente organizadora, com mais de 40 anos de experiência no ramo.
Uma história de amor
Em meio a um baile com apresentação do musical Contraste, com repertório variado, com cerca de 150 pessoas, está um casal que tem uma história especial ali. Há 40 anos, Luiz Ricardo Ortiz e Sheila Ortiz, ambos de 70 anos, se conheceram ali. E nesta quinta-feira, se casarão em um baile especial, a partir das 20h.
– Aqui, proliferam a amizade e o respeito – comenta o falante e extrovertido Luiz Ricardo.
O casal, religiosamente, chega ao baile pouco depois das 15h, conversa com praticamente todos os frequentadores e curte a tarde de quarta-feira ali.
– É uma maneira de relaxar e chegar em casa tranquilo. É como a gurizada que faz festa sexta ou sábado à noite. Essa é a nossa "noite"– comenta, aos risos, Sheila.
– O quê: Baile da Tarde
– Quando: todas as quartas-feiras, a partir das 15h30min
– Onde: no Ypiranga Futebol Clube, na Avenida Princesa Isabel, 795
– Nesta quarta-feira, show do conjunto Arte Nova.
Por que o dia
Segundo produtores musicais, a quarta-feira virou uma boa opção para organizadores de eventos de graça porque não concorre com a agenda, tradicionalmente, mais disputada a partir de quinta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa do Canoas Shopping, o dia foi escolhido por ser no meio da semana, quando as pessoas já começam a se mobilizar para o fim da semana. Já a assessoria do Sicredi define a quarta como o momento para relaxar e "quebrar a semana".
Leia mais sobre famosos e entretenimento
Tem mais
– Musical Évora: quartas-feiras, às 12h30min, no Sala de Música do Multipalco do Theatro São Pedro, na Praça Marechal Deodoro, s/nº, com apresentações de nomes da música local e internacional. Nesta quarta-feira, a atração é o quarteto de violoncelos Quatricelli.
– Sarau do Solar: de 15 em 15 dias, na quarta, às 18h30min, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, na Rua Duque de Caxias, 968, com nomes da música gaúcha. Nesta quarta-feira, Instrumental Picumã.
– Clássicos na Pinacoteca: na terceira quarta-feira do mês, em geral. Pode ocorrer na segunda quarta-feira do mês, eventualmente. É sempre às 18h30min, na Pinacoteca Ruben Berta, na Rua Duque de Caxias, 973, com artistas de música clássica. O próximo: dia 20 deste mês