Segundo o Google
Conheça as 10 celebridades da mídia mais influentes do Brasil
Pesquisa mostra o crescimento de produtores de conteúdo exclusivo para internet
A união entre diversas mídias, chamada convergência, é cada vez mais evidente na vida dos brasileiros. A televisão, que ocupa os lares do país há 57 anos, cede espaço a outras telas. Por isso, a popularidade de alguém pode ser medida de várias formas, como o número de seguidores, curtidas e comentários nas redes sociais.
Essa realidade foi confirmada em pesquisa divulgada pelo Google nesta semana. Segundo os entrevistados, a personalidade mais influente do Brasil, pela primeira vez, é um youtuber: Whindersson Nunes. E mais: dos dez primeiros colocados, cinco são produtores de conteúdo exclusivamente para a internet.
Ou seja, cada vez mais, o público se identifica com os "famosos virtuais", que ficaram conhecidos na web antes de passarem por mídias mais tradicionais, como a televisão. O Diário Gaúcho mostra quem são estes influenciadores e os motivos para tanto sucesso. Confira!
1º) Rei do Youtube
Mas afinal, o que faz de alguém um "influenciador"? De acordo com a pesquisa, dois fatores principais são levados em conta pelos entrevistados: originalidade e senso de humor. A personalidade que figura no topo da lista tem essas duas qualidades de sobra. Aos 22 anos, Whindersson Nunes é considerado o rei do YouTube.
Com mais de 23 milhões de inscritos em seu canal, o piauiense conquistou o público com sua irreverência e tiradas hilárias, além de paródias e críticas de filmes. O público se identifica com a fala simples do garoto humilde, nordestino, que fala coisas engraçadas, mas também faz refletir sobre algumas questões sociais.
Humor
Whindersson é um tipo de "personagem" que não existe na televisão, a não ser de forma escrachada. Sendo ele mesmo, conquistou uma legião de fãs e admiradores. O jeito brincalhão fica evidente também no papo de Whindersson com Retratos da Fama, por e-mail.
Questionado sobre ser o primeiro lugar na pesquisa, ele responde, sem falsa modéstia:
— Acredito que o segredo é a minha beleza, pois eu tenho certeza que as pessoas me seguem e me assistem por ser esse deus grego. Ah, acho que é por causa da simplicidade também, sempre procuro fazer tudo para agradar todo mundo, não excluo ninguém.
2º) Faro digital
Metade da lista de influenciadores divulgada pelo Google é composta de nomes consagrados na televisão. O segundo colocado é Rodrigo Faro que, há quase 10 anos, abraçou o desafio de ser apresentador na Record.
A aposta deu certo, a julgar pelo carisma desse paulistano de 43 anos, que já foi cantor, modelo, apresentador de programas infantis e galã de novela. Os números nas redes sociais falam por si.
Faro coleciona mais de 10 milhões de seguidores no Instagram e quase 2 milhões no Facebook. E foi no Instagram que ele celebrou o segundo lugar na pesquisa:
"O que dizer disso meu Deus?!?!?!? Nunca imaginei na minha vida que um dia iria poder, de alguma forma, influenciar positivamente tantas pessoas no nosso país!! Muito obrigado pela confiança, carinho, respeito e amor por mim e por toda minha família", postou.
Casal no ranking
3º) Lázaro
Medalha de bronze na lista do Google, Lázaro Ramos dispensa apresentações. Ator consagrado, carismático e engajado em causas sociais, ele está à frente de um novo e ousado projeto, o Lazinho com Você, um misto de programa de TV, rede social e comunidade online que irá ao ar a partir de dezembro, na Globo, mas já está disponível na internet, em lazinhocomvc.com.br.
4º) Taís
Tão popular como o maridão, Taís Araújo vem logo em seguida no ranking. Dinâmica e participativa nas redes, ela se desdobra entre os papéis de mãe, esposa, atriz, influenciadora digital e apresentadora. Ela é uma das integrantes do atual time do Saia Justa, no GNT, programa conhecido por levantar bandeiras e discutir polêmicas.
5º) Mamãe youtuber
Uma das surpresas da lista é Flavia Calina. Em 2009, ela criou um canal no YouTube para dar dicas de maquiagem. Mas foi com as dicas sobre maternidade que Flavia se tornou influente no mundo digital.
Surpresa com o resultado da pesquisa, Flavia ressalta a importância do conteúdo que publica em seu canal:
— Estar nesse ranking é uma honra e uma alegria muito grande, e eu fico feliz porque a primeira infância é um assunto muito importante
Enquanto se dedica à criação dos filhos, Henrique, nove meses, e Vitória, três anos, a mamãe e educadora de formação compartilha com seus seguidores as dores e as delícias da maternidade. O canal já tem mais de 4 milhões de inscritos e os vídeos publicados chegam a ultrapassar 10 milhões de visualizações.
A identificação com o público, acredita Flavia, é o fator principal de tanto sucesso.
— Sempre me pergunto porque as pessoas estão me assistindo, e acredito que é porque a elas conseguem se identificar com a nossa história e a nossa dinâmica de família — até com os perrengues e alegrias do dia a dia.
Tem mais influneciadores no páreo!
6º) Juliana Paes
Vivendo a perigosa Bibi no horário nobre, Juliana Paes levou o quinto lugar na lista e conquista uma gama de seguidores - 10,2 milhões, mais precisamente _ com suas postagens nas redes sociais. Além de um pouco de sua intimidade, acompanhada de perto por fãs, ela ainda mostra cliques sobre o que rola atrás das câmeras.
7º) Paolla Oliveira
A atriz completa a dobradinha do horário nobre na lista: ela interpreta Jeiza na novela das nove. Com os 7,7 milhões de seguidores, Paolla divide seus trabalhos, os bastidores da novela, mensagens positivas e também algumas causas com as quais se engaja, como o feminismo e a defesa da Amazônia.
8º) Julio Cocielo
Criador do Canal Canalha, com mais de 13 milhões de inscritos, é considerado um dos youtubers mais polêmicos por conta do vocabulário chulo e consumo de bebidas alcoólicas nos vídeos.
9º) Felipe Castanhari
Começou o Canal Nostalgia em 2011, com temas que remetem à infância dos anos 80 e 90. Está perto de alcançar os 10 milhões de inscritos no YouTube.
10º) Felipe Neto
Fundou o canal Não Faz Sentido em 2010, com um conteúdo essencialmente crítico sobre a cultura pop. Desde o ano passado, adotou uma postura mais contida, e com isso, alcança quase 14 milhões de internautas
Da internet para as livrarias
O sucesso dos youtubers ficou evidente nas últimas edições da Bienal do Livro, maior evento literário do país. Neste ano, segundo o colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, oito dos dez livros mais vendidos eram de "celebridades virtuais". Felipe Neto, com mais de 13 milhões de seguidores no YouTube, encabeça a lista dos sucessos literários de 2017.
— Não importa tanto o que esses caras estão dizendo no seu livro, não é exatamente o conteúdo
Mas ter o livro, o caderno do youtuber é fazer parte dessa comunidade de fãs (ou "fandom", na linguagem da internet) — opina Fernanda Cristine Vasconcellos.
Esse fenômeno, explica a professora, não é novo, foi apenas repaginado.
— É a versão 2017 pras camisetas de bandas — explica a professora.
Os motivos de tanto sucesso
Para a professora de Cultura Digital da Faculdade de Comunicação (Famecos) da PUCRS e doutoranda na área Fernanda Cristine Vasconcellos, o fenômeno do sucesso de personalidades da internet - que não precisam mais das mídias tradicionais para se tornarem conhecidas — pode ser explicado pela simplicidade do conteúdo, que os aproxima do público, em especial dos jovens. Mas não é só isso.
— Outra coisa que contribui para o sucesso é a representatividade de um discurso que não encontra par na grande mídia.
Enquanto a televisão se impõe como uma mídia mais tradicional, a internet mira, exatamente, nos chamados "nativos digitais" — justamente a faixa etária participante da pesquisa — , ou seja, os jovens que já nasceram em meio aos avanços tecnológicos e buscam, cada vez mais, um conteúdo que converse diretamente com seus anseios e ideologias — diz.
Mudou a estratégia
Por outro lado, as grandes celebridades da TV, como a Xuxa e as duas protagonistas de novela das nove da lista, vêm mudando suas estratégias de contato com os fãs. Se antes, eles pareciam inatingíveis, a regra, agora, é aparecer na internet em cliques íntimos, acordando, sem maquiagem, mostrando a família e os momentos que antes só eram vistos se algum paparazzo flagrasse.
— Se a gente for lembrar, antigamente, jamais a Xuxa respondeu a uma das nossas cartas, mas, hoje, ela responde a quase todos os comentários (ou grande parte) no Instagram — ressalta Fernanda.
PESQUISA DO GOOGLE PELO BRASIL
A pesquisa Influenciadores 2017 – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros entrevistou, entre maio e agosto deste ano, 2,5 mil pessoas.
Os entrevistados tinham entre 14 e 34 anos e moravam nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.
Eles opinaram sobre o que define uma celebridade da mídia (internet e TV) e quem são elas.
Os resultados indicaram que, para influenciar pessoas, é preciso ter originalidade e senso de humor.
Além disso, os influenciadores costumam mostrar, na internet, suas rotinas, suas casas, o que os aproxima do público.
É preciso manter uma periodicidade, quase uma rotina de postagens, além de estar presente em várias redes sociais.
Assim, os fãs se sentem quase “amigos” de seus ídolos e mantêm o hábito de acompanhar de perto a vida deles.
Promessa de influência
Atendendo a pedidos dos fãs, Fernanda Souza criou, nesta semana, um canal no YouTube. Espontânea e carismática, ela conquistou 219 mil nos primeiros dias na plataforma.