Falando de Sexo
DSTs: Conheça sinais e sintomas da gonorreia e da sífilis
Como avisamos na edição de ontem, nas próximas colunas, vamos continuar falando sobre DSTs, as doenças sexualmente transmissíveis. Se você, leitor, tiver alguma dúvida, escreva pra gente. E não se esqueça: caso você identifique qualquer indício, procure seu médico.
Confira sinais e sintomas de alguns destes problemas que podem atingir qualquer pessoa sexualmente ativa:
/// Chato ou piolhos nos pelos pubianos: pequenos piolhos que se instalam no pelo púbico no contato genital de uma pessoa para outra. Sintomas: coceira intensa.
/// Gonorreia: esta doença se espalha facilmente e pode levar à infertilidade em homens e mulheres, se não tratada corretamente. Os antibióticos são necessários para controlar a infecção. Sintomas: ardência ao urinar. Mas, muitas vezes, não há sintomas iniciais. Mais tarde, a infecção pode causar erupções na pele.
Em homens, outros sintomas comuns são: dor no pênis e testículos inchados. Em mulheres: dor vaginal, dor pélvica e manchas. Nelas, os sintomas podem ser leves e facilmente confundidos com infecção urinária ou infecção vaginal.
Leia também:
Como saber se tenho uma DST?
/// Sífilis: a maioria das pessoas não percebe os primeiros sintomas da sífilis. Sem tratamento, a doença pode levar à paralisia, cegueira e morte. A sífilis pode ser curada com antibióticos. Confira os sintomas: o primeiro sinal, geralmente, é uma ferida firme, redonda e indolor nos genitais ou no ânus. A doença se espalha através do contato direto com essa ferida.
Mais tarde, pode haver uma erupção nas solas, palmas ou em outras partes do corpo, bem como glândulas inchadas, febre, perda de cabelo ou cansaço.
Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diarigoaucho.com.br