Lady
Segredos de uma francesinha impecável: aprenda passo a passo como fazer
Veja como deixar o processo mais fácil e as tendências
Elas combinam com tudo e podem ser usadas em qualquer ocasião. As tradicionais francesinhas são um pedido frequente feito às manicures, que também trabalham com modelos e variações irreverentes e coloridas. Mas nem sempre é possível ir ao salão de beleza, não é mesmo? Para quem quer se aventurar em casa e fazer sua própria produção, vale apostar em técnicas que tornam o processo mais fácil e garantem um ótimo resultado. Confira dicas que vão ajudá-la a fazer uma francesinha perfeita!
A francesinha clássica pede tons claros e tem as pontas marcadas com esmalte branco. Esse estilo é elegante e pode ser usado no dia a dia, ou até mesmo em eventos sofisticados, como casamentos ou formaturas. Acompanhe o processo no detalhe.
Passo a Passo
1 - Comece lixando as unhas no formato redondo ou quadrado, conforme sua preferência. Depois, empurre a cutícula com uma espátula e remova os excessos com alicate. Para facilitar, use um creme amolecedor e umedeça os dedos com água.
2 - Com as mãos secas, aplique base fosca em toda a unha. Se você não tiver prática, pode deixar para passar a base depois de desenhar a francesinha (veja no próximo passo). Assim, poderá usar removedor de esmalte para corrigir e aperfeiçoar o desenho dela.
3 - Com caneta-esmalte de ponta fina (mais firme do que o pincel convencional, encontrada em lojas de cosméticos com o frasco), desenhe um risco em formato de meia-lua com a largura desejada e preencha-o com a mesma cor. A técnica é ótima para iniciantes, pois garante maior precisão. Espere secar e só depois passe uma camada de esmalte branco transparente em toda a unha. Mas, se preferir, use tons perolados ou cremosos.
4 - Aplique novamente o esmalte branco e finalize com extrabrilho incolor, para garantir um resultado homogêneo e corrigir imperfeições.
Invertida
A lúnula (parte rente à cutícula) é pintada em meia-lua. Tons nudes e metálicos são tendência, assim como a "filha única", quando só uma unha em cada mão é decorada com itens como pedrarias.
Inglesinha
É a "francesinha colorida". Tem o mesmo formato da tradicional, mas pede criatividade nas cores.
Cuide para as unhas durarem mais!
/// A unha ficou fosca? Vá de extrabrilho!
/// Quando o esmalte ficar amarelado, é melhor removê-lo. Evite que as unhas entrem em contato com protetor solar, que dá esse efeito.
/// Francesinha nas unhas dos pés confere um ar delicado e passa imagem de limpeza.
Fontes: Raquel Machado Carbone, instrutora de Manicure do Mirage Intercoiffure Academia - Zona Norte, e Sônia Oliveira, docente do Curso de Técnicas de Manicure, Pedicure e Bem-Estar do Senac - Centro Histórico. Produção: Rossana Gueller Ruschel