Falando de Sexo
Conheça os riscos de transar sem camisinha durante o período menstrual
Nesta fase, o corpo fica mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis
Caso a mulher e o homem não tiverem nenhum tipo de doença, eles podem fazer sexo durante a menstruação, sem camisinha?
Isso é uma escolha do casal, mas cabe a nós alertar sobre os riscos do sexo sem proteção durante a menstruação. Ter relações sem camisinha, durante o período menstrual, é um grande erro. Nesta fase, o corpo fica mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, quem tem o ciclo curto, por exemplo, pode ovular no sétimo dia da menstruação e, consequentemente, apresenta boas chances de engravidar sem querer.
Durante a menstruação, as barreiras naturais contra a contaminação por víris e bactérias diminuem, pois há um aumento de toda a vascularização e da circulação sanguínea no útero, na vagina e na vulva. Assim, há a redução da imunidade celular local – induzida pela progesterona da segunda fase do ciclo –, e o aumento do Ph vaginal e da abertura do colo uterino.
Desejo aflorado
Durante o período menstrual, é comum a mulher sentir mais desejo sexual. Apesar de ser um momento mais prazeroso, por conta da alta lubrificação proporcionada pelo sangue, a prática inspira alguns cuidados.
Se houver uma relação sem camisinha, o sêmen do seu parceiro vai chegar ao útero e entrar em contato direto com o sangramento, o que aumenta a chance de contrair uma DST, caso ele seja portador. Sendo assim, a camisinha se torna ainda mais importante. A mesma dica vale para relacionamentos estáveis.
Vale lembrar que, devido ao contato desprotegido, transar durante a menstruação oferece riscos tanto para o homem, que também estará em contato com o sangue, quanto para a mulher que pode contrair alguma doença.