Falando de Sexo
Conheça as causas da preguiça sexual
A rotina atribulada pode ser uma das causas, mas não a única
Ando sem paciência para fazer sexo, pois tenho me estressado muito com o trabalho. Aí, fico com uma baita preguiça de transar: vou deixando para depois, mas, na verdade, estou sempre cansado e sem vontade. Isso é normal?
O excesso de atividades, no dia a dia, é uma das causas do desenvolvimento da preguiça sexual, já que muita energia acaba sendo utilizada na rotina atribulada.
Parece que as pessoas não estão priorizando a vida sexual. A rotina pede, muitas vezes, que a pessoa desvie sua energia vital para o trabalho, os cuidados com a casa e o planejamento financeiro, entre outras atividades. Consequentemente, o indivíduo se sente cansado fisicamente, e até emocionalmente, ficando desmotivado para o sexo. Porém, nem sempre o cansaço é o único responsável pela falta de desejo sexual.
Leia outras colunas
Além do cansaço
É importante saber identificar quando outros fatores estão presentes, configurando um quadro de doença clínica. Nestes casos, a queda da libido precisa ser diferenciada de uma simples preguiça ou de falta de motivação.
A falta de desejo pode ser reflexo de alterações no organismo e deve ser um alerta para uma ida ao médico. Alguns diagnósticos, que incluem a falta de apetite sexual e o cansaço entre os seus sintomas, são os de hipotireoidismo, depressão, distúrbios hormonais, testosterona e estrógeno baixos.
Para identificar quando a diminuição de libido se manifesta devido a problemas clínicos, é importante estar atento a outros sintomas que podem estar associados, bem como mudanças de comportamento.